Categorias: Paraíba

Águas do Rio São Francisco devem chegar em 30 dias ao açude de Boqueirão

PUBLICIDADE

As águas do Rio São Francisco já estão correndo outra vez na Paraíba, e a perspectiva é que em 30 dias elas inundem o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. As águas do “Velho Chico” chegaram na tarde desta quarta-feira (20) à cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, 12 dias após a retomada do bombeamento da Transposição.

Desde fevereiro que as águas da transposição do Rio São Francisco não eram bombeadas para a Paraíba devido a um problema na barragem de Cacimba Nova, em Pernambuco. Antes de chegar à Paraíba, água captada do Rio São Francisco passou por seis estações elevatórias de água, cinco aquedutos, 23 segmentos de canais e ainda 12 reservatórios.

De acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as águas seguiram pelo canal até a cidade de Monteiro, onde desemboca no rio Paraíba. Elas seguiram para os açudes de Porções e Camalau, e depois seguirão pelo leito do Rio Paraíba até chegar no Açude de Boqueirão. O açude Epitácio Pessoal tem capacidade para armazenar 411.686.287 metros cúbicos de água, mas, nesta quinta-feira (21) amanheceu com 79.844.015 , o que representa 17,11 de sua total capacidade, segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

– A previsão do MDR era o retorno das águas até o dia 20 de novembro. Já soube que as águas retornaram a Paraíba. Vamos dar um tempo para que ela se normalize e  saiba a vazão que vai ser liberada. Determinei a gerência de monitoramento e a gerência de bacia de Campina Grande para fazer o acompanhamento dessas águas ao longo do Rio Paraíba até a barragem de Poções, como também a barragem de Camalaú e de Boqueirão – explicou Porfírio Loureiro, presidente da Aesa.
Ele destacou que existe a possibilidade das águas chegarem ao Açude Epitácio Pessoa, em até 30 dias caso o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) libere uma vazão de 4 metros cúbicos de água por segundo.

Monteiro foi a primeira cidade paraibana a receber as águas da transposição, no dia 8 de março de 2017. A água passou no último segmento de canal da transposição para entrar no túnel por volta das 18h20, já na zona rural de Monteiro, próximo à divisa com Pernambuco.

Já no dia 14 de março de 2018, o então Ministério da Integração confirmou a necessidade de suspensão temporária da transposição do Eixo Leste do Rio São Francisco para a Paraíba, até que as obras programadas para os açudes de Poções e Camalaú fossem concluídas, prazo máximo de quatro meses, segundo nota do governo.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024

Relatório da Sudema aponta 39 trechos de praias impróprios para banho na Paraíba; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

4 de maio de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024