Categorias: Paraíba

Agosto Laranja: ALPB debate diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta quinta-feira (1º), sessão especial com o intuito de debater a respeito da esclerose múltipla, em alusão à Campanha Agosto Laranja. A sessão foi proposta pelo deputado Tovar Correia Lima e contou com a presença da deputada Polyanna Dutra e dos deputados Anderson monteiro, Cabo Gilberto, Raniery Paulino, Taciano Diniz, Trócolli Júnior e Wallber Virgolino.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune e que não tem cura, no entanto, os tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir a sua progressão. Para o deputado Tovar, é extremamente relevante que a Assembleia promova debates em busca de ações que possam contribuir com o diagnóstico e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “Precisamos ouvir os médicos e os especialistas para que possamos avançar na área. A Assembleia nunca se furtou de nenhum grande debate. Todos os debates que tenham importância para os paraibanos, a Assembleia traz para si a responsabilidade”, explicou Tovar. Autor da lei (10.843/2016) que estabelece o dia 1º de agosto como o Dia Estadual de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, Tovar acrescentou ainda que pelo fato desta patologia ser considerada rara no Brasil o valor do tratamento é muito elevado, por isso, a Frente Parlamentar de Doenças Raras busca, através do poder público, criar alternativas para ajudar aqueles que portam a esclerose. “A Frente Parlamentar é justamente para que possamos criar uma ponte e fazermos com que as pessoas  mais humildes consigam chegar ao diagnóstico e à solução final, que é o medicamento. É justamente essa ponte que nós estamos criando com a esperança de que ela seja muito sólida e permaneça no futuro da Assembleia Legislativa ajudando os que mais precisam”, declarou deputado.

Foto: Nyll Pereira/ALPB

O deputado Raniery Paulino ressaltou que a Assembleia tem, acima de tudo, o objetivo de fortalecer as políticas publicas para garantir o direito dessas pessoas. “A maior dificuldade é no diagnóstico e no tratamento. Então, a sessão tem como proposta buscar essa interação da Casa com a sociedade e com esses que sofrem com algum tipo de transtorno na Saúde. Se nós elegermos o cuidar das pessoas como prioridade, será uma grande missão”, afirmou o deputado.

A neurologista Bianca Oliveira, coordenadora do Centro de Referência de Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba, explicou que o fato dos sinais e sintomas da esclerose serem semelhantes ao de outras patologias neurológicas e autoimunes dificulta o acesso ao diagnóstico. Nesse sentido, a médica explicou que o Centro tem buscado realizar parcerias para obter os equipamentos necessários para a realização de exames que possam diagnosticar os portadores da patologia com mais agilidade. “Para fazer o diagnóstico definitivo da doença nós precisamos de exames complementares, como a ressonância por exemplo, e são exames de alto custos, são exames de difícil análise. Nós estamos fazendo um projeto em busca de doações, com parcerias com a indústria farmacêutica e com a universidade Federal da Paraíba em busca da aparelhagem para a análise específica da esclerose múltipla”, destacou. Ainda de acordo com a especialista Bianca Oliveira, o Centro de Referência de Esclerose Múltipla, que funciona na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), atende gratuitamente aos portadores da patologia fornecendo os tratamentos fisioterapêutico e medicamentoso. “Fazemos um atendimento multidisciplinar. Temos fisioterapeuta, psicólogo, assistentes de enfermagem, assistentes farmacêuticos e neurologista, além da estrutura de reabilitação que a Funad oferece”, afirmou a médica.

A presidente da Associação Paraibana de Esclerose Múltipla (Apbem), Lamara Lucena, que é portadora da patologia, relatou as dificuldades dela e de outros pacientes para ter acesso ao diagnóstico. Segundo Lamara, no seu caso especificamente, o diagnóstico de esclerose múltipla levou 15 anos para ser fechado. “Há uma dificuldade nesse sentido. Muitas pessoas, assim como eu, tiveram e têm dificuldades em ter o diagnóstico correto, além disso, precisamos do tratamento. É uma patologia desafiante, que agride o sistema neurológico com lesões que podem afetar qualquer parte do corpo como a visão, a fala, a locomoção. Temos que fazer um tratamento adequado antes que as lesões cheguem”, argumentou Lamara.

O presidente da Comissão de Direitos à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Raphael Viana, parabenizou a Assembleia pela abordagem do tema e esclareceu que as pessoas acometidas da esclerose múltipla possuem direitos e é preciso que os órgãos públicos adotem medidas que possam trazer melhorias às vidas dessas pessoas. “Parabenizo a iniciativa da Casa em abrir espaço para discutir sobre essa doença. A OAB-PB está sempre preocupada com a Saúde do estado e por isso é interessante a participação no debate para buscar soluções que possam contribuir. Indicamos que os portadores busquem um advogado de confiança para que tenham acesso aos seus direitos”, disse.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença em que as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso causando fadiga, a perda do equilíbrio, a redução da capacidade de visão, entre outros problemas.

Na Paraíba, estima-se que mais de 328 pessoas sejam portadoras da esclerose múltipla. Entre os anos de 2011 e 2016, 20 pessoas vieram a falecer, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024