Categorias: Paraíba

Açude de Bodocongó completa 100 anos e RC promete entregar obras de urbanização

PUBLICIDADE

Ele está presente na memória do campinense, e faz parte da paisagem da cidade. Sob as águas do açude, a cantora paraibana Elba Ramalho garante que foi “feliz com o seu barquinho de um remo só”. A música de Jackson do Pandeiro, ficou imortalizada na vez de Elba.

Cantado em verso e em prosa, o açude de Bodocongó, completou 100 anos essa semana. O açude, construído como alternativa para socorrer Campina Grande nos momentos de crise hídrica, tem uma grande importância para a cidade.
O açude que serviu de fonte de inspiração para poetas e compositores, ainda está com um alto índice de poluição, o que tem gerado morte de peixes. Mesmo assim, a vida ainda sobrevive no açude.

Ao longo de um século de existência, açude teve grande importância para o desenvolvimento de Campina Grande, e deu origem a um dos maiores bairros da Rainha da Borborema.

O professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) José Etham Lucena Barbosa, lembrou que em 1917, inicialmente o reservatório tinha a finalidade de abastecimento, mas a qualidade duvidosa de suas águas não levou isso a acontecer.
Ele mencionou que cem anos de existência é muito pouco para um ambiente aquático.
Etham ainda destacou que o Açude de Bodocongó, apesar de não ter função de abastecimento, cumpre com uma função importante para o microclima daquela região de Campina Grande.

O professor também disse que a falta de potabilidade e presença de protozoários, vírus e bactérias fazem com que o banho e o consumo da água não sejam indicados.

– Bodocongó ficou inicialmente como uma beleza cênica, mas ele tem um valor imprescindível para o microclima dessa região de Campina Grande. É uma estação de tratamento natural de tudo o que cai dentro dele. Cem anos é muito pouco para o desenvolvimento de um sistema aquático – afirmou.
Quando foi construído, o Açude de Bodocongó tinha capacidade para 1,8 milhão de metros cúbicos e hoje conta com apenas metade desse espaço de armazenamento.

O açude foi construído na confluência do rio Bodocongó com o rio caracóis, com objetivo de aumentar a disponibilidade de água para abastecer Campina Grande. Foi uma medida tomada pelo prefeito da época, Cristiano Lauritzenn como forma de combater a escassez de água na região, uma vez que o Açude Novo e o Açude Velho não conseguiam mais suprir a necessidade hídrica da população.

Sua construção teve inicio em 1915 e durou todo o ano de 1916, de intenso trabalho na remoção de pedras, com explosão de outras. Foi inaugurado em fevereiro de 1917. Todavia, os elevados níveis de salinização impossibilitaram o uso de suas águas para o consumo doméstico. Contudo, tornou-se fator decisivo para o surgimento de um novo bairro e do complexo industrial no seu entorno.

De acordo com o historiador Josemir Camilo, a obra também teve cunho político, e serviu para eleger um senador.

 

“Segundo Elpídio foi fundamental a eleição de Epitácio Pessoa, como senador em fins de 1912 e, em 1915, “o ano do flagelo”, o senador visitou Campina Grande. Cristiano Lauritzen falava em aproveitar a mão de obra dos ‘flagelados’, que chegavam à cidade. Até que veio o engenheiro Júlio Barcelos e se decidiu pelo “lugar chamado Ramada, na confluência do riacho Bodocongó com o Caracóis” (que passa perto da FAP e Redentorista). Diz mais o historiador: “Além de ficar muito mais perto da cidade, dispensando a canalização e a caixa d’água, iria o coroamento da barragem servir de leito à estrada em construção, ligando Campina Grande aos sertões”.contou o historiador.

Passados 100 anos, enquanto aguarda pela revitalização, o açude passa por um processo de urbanização. A obra está sendo orçada em R$ 35 milhões. O governador do Estado Ricardo Coutinho prometeu inaugurar as obras em março.

“Hoje é comemorado 100 anos do açude Bodocongó e, em breve, vamos inaugurar uma das maiores obras aqui na Rainha da Borborema, que é o Parque de Bodocongó. O espaço será uma opção de lazer e cultura para o povo de Campina Grande e turistas que passam pela cidade”, observou Ricardo Coutinho.

A obra compreende ainda projeto paisagístico, através do plantio de diversas mudas e gramíneas ao longo das áreas de intervenção; praça de esportes e cultura, em área localizada às margens do açude, que abrangerá a construção de diversos equipamentos, como restaurante, estacionamentos, quiosques de alimentação, quadras poliesportivas, anfiteatro, quadra de tênis, espelho d’água com fontes, pista de skate, área de patinação e banheiros públicos.

Toda a área terá quadras esportivas, quiosques para lanches, quatro quiosques sanitários; um playground, uma pista de skate, um anfiteatro, além de um restaurante e um quiosque para a administração do parque.

 

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Acidente envolvendo ônibus deixa feridos e causa transtornos no Retão de Manaíra, na capital

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Navegantes causou transtornos na avenida Governador Flávio Ribeiro…

15 de maio de 2024

Mesmo flagrado jogando esgoto na orla, Bar do Cuscuz segue em funcionamento em JP

Nos últimos dias, o lançamento de esgoto na Orla de João Pessoa tornou-se um escândalo,…

15 de maio de 2024

VIOLÊNCIA: homem é morto na porta de casa na cidade de Santa Rita

Um homem de 57 anos foi brutalmente assassinado com três tiros na tarde desta terça-feira…

15 de maio de 2024

Confira a relação dos deputados paraibanos que votaram para aumentar impostos sobre a NETFLIX

Foi divulgada ontem (14), pela rede social do Instagram ‘Ranking dos Políticos’, canal esse referência…

15 de maio de 2024

Tovar cobra intervenções urgentes em obras do Governo do Estado em Campina: “Comuns os relatos de acidentes”

Por meio das suas redes sociais, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), cobrou ontem…

15 de maio de 2024

Comandante desmente suposto ‘toque de recolher’ em Lucena e alerta sobre disseminação criminosa de “fake news”

O Major Bruno, comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur), rebateu em uma entrevista…

15 de maio de 2024