Categorias: Paraíba

ACT: nova reunião do Stiupb e Energisa esbarra na questão econômica

PUBLICIDADE

Na manhã da última quarta-feira, 14, aconteceu a terceira reunião entre o Stiupb e a direção da Energisa com vistas a discutir o ACT 2018/2019, onde foram tratadas questões sociais e financeiras obtendo avanços em algumas cláusulas sociais, mas com conflito no aspecto econômico, quando a empresa ofereceu apenas 3% (três por cento) de reajuste, bem abaixo da inflação acumulada do período, que foi de 4%. 

Para um dos diretores do Stiupb presentes à reunião, Roberto Nóbrega, a proposta da cláusula econômica apresentada pela Energisa é inviável: “De pronto apresentamos uma contraproposta, que é o INPC, mais 1% (um) por cento de ganho real para o salário, além do aumento para o ticket-alimentação, com o benefício da inflação do INPC, mais ganho real de 2%”. 

Além das cláusulas econômicas, novas clausulas foram trazidas pelo sindicato à mesa-redonda em benefício da categoria, a exemplo da possibilidade do funcionário (a), folgar no dia do seu aniversário havendo a devida compensação do trabalho em outro dia a ser acertado entre trabalhador e sua gestão;  aumento da responsabilidade da empresa em relação ao Plano de Saúde para o pagamento dos dependentes do empregado no valor total de 70% , valor este  pago pela Energisa, ficando 30% para pagamento do funcionário em relação a seu dependente; a redução de uma hora  do intervalo de almoço para o funcionário(a) que necessita estudar , seja curso técnico ou superior sendo necessária a devida comprovação através de matrícula, décimo terceiro  dos tickets alimentação e aumento do valor do vale rota. 

Foi solicitado ainda um valor de auxilio combustível para os funcionários que possuem veículos automotivos e fazem uso destes para se deslocar até a empresa desde que esta distância percorrida diária seja maior que 10 km; também foi solicitado pelo Stiupb que o texto da antecipação da PLR seja inserida no Acordo Coletivo e que este possa ter ser aumento discutido anualmente quando a PLR tiver valores maiores que o exercício passado, afim de que seja trazida maior segurança jurídica no entorno desta questão. Está sendo reivindicada ainda uma gratificação para quem opera Munk ou veículo pesado a exemplo da subestação móvel, como forma de incentivo a estes profissionais que lidam com um patrimônio considerável. 

Outros pontos estão sendo discutidos, na busca da preservação dos direitos e avanço das conquistas. 

Ficou agendada uma nova reunião para o próximo dia 20, às 9h, na Energisa Borborema, oportunidade quando a empresa se pronunciará sobre a contraproposta do Stiupb na questão econômica, bem como sobre as demais propostas. 

Além de Roberto Nóbrega, participaram do encontro os diretores do Stiupb: Adriano Teixeira, Henrique Diógenes, Valdemar  Figueiredo e Gilberto Leandro de Queiroz. O presidente do sindicato, Wilton Maia, não pôde participar, porque está em Brasília na luta contra a privatização do saneamento básico.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024

Treze conquista virada emocionante nos minutos finais contra o Santa Cruz

O Treze teve uma estreia emocionante na Série D do Campeonato Brasileiro 2024 ao derrotar…

27 de abril de 2024