Categorias: Paraíba

Acervo de Sivuca será entregue à UFPB em março

PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve receber, no próximo mês de março, o acervo do artista paraibano Sivuca. Doado pela compositora e viúva do maestro, Glória Gadelha, o material está sendo inventariado e fará parte do Memorial Mestre Sivuca, espaço que será construído no campus I da Universidade, em João Pessoa.

Nesta quarta-feira (10) o Reitor Valdiney Gouveia recebeu uma visita de cortesia de Glória Gadelha, que estava acompanhada do músico e estudioso da obra de Sivuca, Lucas Carvalho, e da Profa. Julianne Teixeira,  do Departamento de Ciência da Informação da UFPB, coordenadora do Memorial que funcionará em um centro cultural que será instalado em frente à Reitoria.

“Saí com uma nova alma daqui porque o reitor está entusiasmado. Vamos ter um avanço para a construção desse memorial”, declarou a viúva de Sivuca, após reunião na Reitoria da Universidade.

De acordo com a Profa. Julianne Teixeira, a doação à Universidade ainda será formalizada, após passar pelo Conselho Universitário e pelo Conselho Curador da Instituição. Enquanto a obra não fica pronta, o acervo – que inclui, por exemplo, partituras, instrumentos e troféus – será abrigado no Arquivo Central da UFPB e será disponibilizado em plataformas digitais que serão criadas, com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB (STI).

“Vamos começar o memorial de forma virtual, até que fique pronta a parte física. A viúva está doando um acervo valiosíssimo de Sivuca, guardado durante todos esses anos. O memorial é uma oportunidade de difundir o legado desse artista tão importante”, destacou Julianne Teixeira.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, disse que inicialmente o acervo irá para o Arquivo Central, mas que o foco central é leva-lo para o prédio do centro cultural, que está sendo construído diante da Reitoria.

Prof. Valdiney lembrou que toda essa riqueza de material transcende a Paraíba, estende-se ao Brasil e ao mundo. “Sivuca não é só de Itabaiana, não é só da Paraíba ou do Brasil, Sivuca é do mundo. É uma obra ímpar, um grande nome, o Sivuca é eterno. Então ter na UFPB a possibilidade de contar com esse acervo doado é muito importante, porque faz com que se perceba a UFPB conectada com a cultura”, explicou o Reitor.

A UFPB e o Governo do Estado têm uma parceria para construção do Memorial Mestre Sivuca na Universidade. “Breve, esperamos conversar com o governador da Paraíba, João Azevêdo, para que possamos efetivamente dar início às obras e que tenhamos uma homenagem justa a esse grande nome, para que as pessoas saibam o que ele fez, quais as contribuições, todo o trabalho dele”, completou o Prof. Valdiney Gouveia.

Para o músico Lucas Carvalho, a UFPB, onde Sivuca foi homenageado, em 1999, com o título de Doutor Honoris Causa, é o melhor lugar para preservar essa memória do artista paraibano, que faleceu no ano de 2006 vítima de câncer. “A universidade tem um Departamento de Música que é referência no Nordeste e é realmente o espaço ideal para o memorial se instalar”.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024