Categorias: Paraíba

A partir de hoje: PB terá “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”

PUBLICIDADE

Será lançada nesta segunda-feira (25), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, a campanha ’16 Dias de Ativismo’, que tem como objetivo a promoção de uma série de eventos e ações pelo fim da violência contra a mulher, no Estado. A série de eventos foi idealizada pelo Núcleo de Gênero do Ministério Público da Paraíba (MPPB), juntamente com o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB), as secretarias de Estado da Mulher (Semdh) e da Segurança e Defesa Social (Seds), as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande e outros parceiros que formam a Rede Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Violência (Reamcav).

De acordo com o coordenador do Núcleo de Gênero, procurador de Justiça Valberto Lira, a campanha será realizada até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) com o objetivo de elaborar um calendário unificado das ações e políticas de todos os órgãos que integram a rede de atenção à mulher no Estado da Paraíba. “Queremos destacar que essa é uma luta de toda a sociedade. Não se pode ficar omisso diante de qualquer tipo ou ato de violência praticado contra uma mulher. É preciso denunciar e é preciso também que a vítima saiba que não está só e que deve e pode pedir ajuda”, destacou.

Durante os 16 dias de ativismo serão discutidas questões como violência sexual e cultura do estupro; violência obstétrica; feminicídio; violências doméstica, psicológica, institucional, simbólica e patrimonial; namoro abusivo (com foco no público adolescente); violência contra mulheres idosas, negras, que vivem no campo e que estejam cumprindo pena em instituições prisionais; assédio e importunação sexual, entre outros.

Programação

O calendário de ações conjuntas será lançado hoje (‘Dia Laranja’), no auditório do MPPB, às 9h. Às 13h30, será realizada, no Fórum Criminal de João Pessoa, a abertura da ‘Semana pela paz em casa’. A programação prevê, ao longo dos 16 dias, panfletagens em municípios da Paraíba, a realização de sarau poético, reuniões com o Movimento de Mulheres da Paraíba e com lideranças religiosas, caminhada, blitze educativas em bares e boates para tratar do assunto e campanha em condomínios residenciais.

No dia 6 de dezembro, às 9h30, será realizada na Assembleia Legislativa uma audiência pública sobre a temática. O evento será marcado como o ‘Dia do Laço Branco’, pois será exposto um painel que deverá ser preenchido com a assinatura de homens compromissados com a luta pelo fim da violência contra a mulher. A campanha também será realizada, durante todo o período, nas redes sociais, com a divulgação dos serviços de disque-denúncias 123, 180, 190 e 197.

Calendário

– 25/11:  às 9h, auditório da Procuradoria-Geral de Justiça: Abertura do calendário de ações;
Às 13h30, Fórum Criminal de João Pessoa e no Juizado da Violência Doméstica de Campina Grande: Abertura da “Semana Pela Paz em Casa”;
– 26/11: às 9h, na OAB, reunião com Movimento de Mulheres;
à tarde, Fórum de Enfrentamento à Violência contra Mulheres Negras
– 27/11: Panfletagem em Campina Grande;
– 29/11: às 16h, no Hotel Globo, Sarau Poético;
– 30/11: às 8h, na Faculdade Três Marias: seminário da OAB
– 02/12: às 14h, na Sala de Sessões do MPPB, reunião com lideranças religiosas;
– 06/12: às 9h30, na Assembleia Legislativa do Estado, audiência pública ‘Dia do Laço Branco’, homens pelo fim da violência contra as mulheres;
-às 19h, blitzen educativas;
– 08/12: Caminhada Global da ONU e panfletagem;
– 10/12: das 8h às 12h, no auditório da Sinduscon, lançamento da campanha “Violência contra a Mulher, aqui não”, para condomínios residenciais.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém competência da Justiça Eleitoral na Operação Calvário; Fachin e Mendonça foram contrários

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento de dois recursos interpostos…

29 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina e MP abrem sindicância para apurar erro médico no Trauma de CG

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) determinou a abertura de sindicância para apurar…

29 de abril de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024