Será lançada nesta segunda-feira (25), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, a campanha ’16 Dias de Ativismo’, que tem como objetivo a promoção de uma série de eventos e ações pelo fim da violência contra a mulher, no Estado. A série de eventos foi idealizada pelo Núcleo de Gênero do Ministério Público da Paraíba (MPPB), juntamente com o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB), as secretarias de Estado da Mulher (Semdh) e da Segurança e Defesa Social (Seds), as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande e outros parceiros que formam a Rede Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Violência (Reamcav).

De acordo com o coordenador do Núcleo de Gênero, procurador de Justiça Valberto Lira, a campanha será realizada até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) com o objetivo de elaborar um calendário unificado das ações e políticas de todos os órgãos que integram a rede de atenção à mulher no Estado da Paraíba. “Queremos destacar que essa é uma luta de toda a sociedade. Não se pode ficar omisso diante de qualquer tipo ou ato de violência praticado contra uma mulher. É preciso denunciar e é preciso também que a vítima saiba que não está só e que deve e pode pedir ajuda”, destacou.

Durante os 16 dias de ativismo serão discutidas questões como violência sexual e cultura do estupro; violência obstétrica; feminicídio; violências doméstica, psicológica, institucional, simbólica e patrimonial; namoro abusivo (com foco no público adolescente); violência contra mulheres idosas, negras, que vivem no campo e que estejam cumprindo pena em instituições prisionais; assédio e importunação sexual, entre outros.

Programação

O calendário de ações conjuntas será lançado hoje (‘Dia Laranja’), no auditório do MPPB, às 9h. Às 13h30, será realizada, no Fórum Criminal de João Pessoa, a abertura da ‘Semana pela paz em casa’. A programação prevê, ao longo dos 16 dias, panfletagens em municípios da Paraíba, a realização de sarau poético, reuniões com o Movimento de Mulheres da Paraíba e com lideranças religiosas, caminhada, blitze educativas em bares e boates para tratar do assunto e campanha em condomínios residenciais.

No dia 6 de dezembro, às 9h30, será realizada na Assembleia Legislativa uma audiência pública sobre a temática. O evento será marcado como o ‘Dia do Laço Branco’, pois será exposto um painel que deverá ser preenchido com a assinatura de homens compromissados com a luta pelo fim da violência contra a mulher. A campanha também será realizada, durante todo o período, nas redes sociais, com a divulgação dos serviços de disque-denúncias 123, 180, 190 e 197.

Calendário

– 25/11:  às 9h, auditório da Procuradoria-Geral de Justiça: Abertura do calendário de ações;
Às 13h30, Fórum Criminal de João Pessoa e no Juizado da Violência Doméstica de Campina Grande: Abertura da “Semana Pela Paz em Casa”;
– 26/11: às 9h, na OAB, reunião com Movimento de Mulheres;
à tarde, Fórum de Enfrentamento à Violência contra Mulheres Negras
– 27/11: Panfletagem em Campina Grande;
– 29/11: às 16h, no Hotel Globo, Sarau Poético;
– 30/11: às 8h, na Faculdade Três Marias: seminário da OAB
– 02/12: às 14h, na Sala de Sessões do MPPB, reunião com lideranças religiosas;
– 06/12: às 9h30, na Assembleia Legislativa do Estado, audiência pública ‘Dia do Laço Branco’, homens pelo fim da violência contra as mulheres;
-às 19h, blitzen educativas;
– 08/12: Caminhada Global da ONU e panfletagem;
– 10/12: das 8h às 12h, no auditório da Sinduscon, lançamento da campanha “Violência contra a Mulher, aqui não”, para condomínios residenciais.

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 190 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do Concurso 2.235 da Mega-Sena sorteadas hoje (19), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. O prêmio para o próximo sorteio, que ocorrerá no sábado…

Motociclista desvia de cachorro na rua, bate em poste e morre em JP

Um motociclista de apenas 19 anos, que estava conduzindo sua moto nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Cruz das Armas na noite dessa terça-feira (18),…