Categorias: Mundo

Crescente número de americanos acha que Obama é muçulmano

PUBLICIDADE

WASHINGTON, 19 Ago 2010 (AFP) -Quase dois anos depois da eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, um crescente número de americanos acredita que seu chefe de Estado é, na verdade, muçulmano, revela uma pesquisa do Pew Research Center divulgada nesta quinta-feira.
Apesar de Obama frequentar a igreja e ter reiterado publicamente sua fé cristã, quase 20% dos entrevistados disseram achar que o presidente pratica o islamismo, enquanto apenas 34% o identificaram corretamente como cristão, nível sensivelmente inferior ao de um ano atrás.

Já a porcentagem das pessoas que se dizem incertas sobre que religião Obama pratica aumentou para 43%, contra 34% no ano passado.

A pesquisa descobriu que um terço dos republicanos conservadores considera que Obama é muçulmano, cifra que praticamente duplicou em relação à medição passada.

A fé do presidente também foi identificada incorretamente por um crescente número de democratas e independentes, de acordo com a pesquisa realizada entre 21 de julho e 3 de agosto com 3.003 pessoas.

Dezoito por cento dos eleitores independentes disseram achar que Obama é muçulmano, oito pontos percentuais a mais que a medição anterior, enquanto que menos da metade dos seguidores democratas do presidente acredita que ele é cristão.

Dos entrevistados que disseram achar que Obama era muçulmano, 60% afirmaram ter se informado sobre a fé do presidente através dos meios de comunicação.

Mas funcionários da Casa Branca disseram ao jornal The Washington Post que a percepção equivocada sobre a religião que pratica o presidente é produto de campanhas de desinformação impulsionadas pela oposição.

"Enquanto o presidente é diligente e comprometido pessoalmente com sua fé cristã, há gente que tenta divulgar falsidades sobre ele, seus valores e suas crenças", afirmou seu assessor religioso, Joshua DuBois.

A pesquisa foi realizada antes de Obama entrar na delicada questão da semana passada sobre os planos para construir uma mesquita a poucas quadras de onde se localizavam as Torres Gêmeas de Nova York, derrubadas nos ataques de 11 de setembro de 2001.

Na quarta-feira, Obama afirmou não se arrepender de ter defendido o direito de muçulmanos construírem a mesquita.

"A resposta é: sem arrependimento", declarou Obama, incisivo, ao microfone do canal de televisão NBC.

Obama defendeu, na sexta-feira passada, o direito de erguer uma mesquita em nome da liberdade de culto garantida pela Constituição.

As declarações provocaram uma tempestade midiática e abalou famílias das vítimas de atentados, enquanto inúmeros membros da oposição republicana, incluindo a antiga candidata à vice-presidência Sarah Palin, se aproveitaram da situação para acusar o presidente de estar desconectado do resto da população.

Mesmo aliados de Obama, como o líder democrata Harry Reid, distanciaram-se dele neste assunto, temendo as consequências da polêmica em sua popularidade, a dois meses e meio das eleições legislativas consideradas cruciais.

 

Terra

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Falência moral nas universidades americanas

Em várias universidades americanas, têm havido conflitos entre grupos defensores de Israel e dos palestinos.…

4 de maio de 2024

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

4 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

4 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

4 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

4 de maio de 2024

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil na cidade de Pilar, no interior da PB

Moradores da área central de Pilar, foram surpreendidos na madrugada deste sábado (04) por uma…

4 de maio de 2024