A Paraíba o tempo todo  |

MEC divulga lista de espera do Fies 2025; consulta segue aberta até 22 de maio

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de espera das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente à primeira edição de 2025. Os candidatos podem acessar o resultado por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até o próximo dia 22 de maio.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas durante as etapas regulares do processo seletivo. Elas são destinadas a estudantes que já estejam frequentando regularmente o curso e que tenham condições de concluir o primeiro semestre letivo de 2025 na instituição para a qual se inscreveram.

Os candidatos contemplados na lista de espera devem comparecer à instituição de ensino em até dois dias úteis para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição. Após essa etapa, será necessário validar os dados junto a um agente financeiro, como a Caixa Econômica Federal, no prazo máximo de 10 dias. O processo se encerra com a formalização do contrato de financiamento.

Em 2025, o programa Fies está oferecendo 67,3 mil vagas em instituições privadas de ensino superior em todo o país. Desde a adoção de novas regras em 2024, 50% das vagas são reservadas para inscritos no CadÚnico com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Esses estudantes fazem parte do chamado Fies Social e podem ter até 100% das mensalidades financiadas.

O mesmo percentual de financiamento integral também se aplica a pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, respeitando a proporcionalidade da população de cada estado, conforme dados do último Censo do IBGE.

O Fies é um programa do Governo Federal criado para ampliar o acesso ao ensino superior privado por meio do financiamento de mensalidades, com percentuais que variam de 50% a 100%, conforme a renda familiar do estudante.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe