A Paraíba o tempo todo  |

Noite mais alegre o Nordestino não tem PP, mas terá live de Elba

É xote, xaxado e baião. É 23 de junho, noite de São João, a festa mais alegre do nordestino. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, os arraiá silenciaram. Quando o fole roncar no alto da serra, como cantou Luiz Gonzaga, não haverá fogueira, fogos nem balões. O São João 2020 será diferente de todas as festas juninas que já existiram na região. Os famosos “!arrasta pé” marcado pela aglomeração dos forrozeiros, estão proibidos. Não haverá forró, nem quadrilhas juninas.

Em Campina Grande, que há mais de três décadas, realiza uma das maiores festas juninas do Brasil, batizada de “Maior São João do Mundo”!, a noite desta véspera de São João, será silenciosa. O Parque do Povo, que deveria receber nesta noite mais de 100 mil pessoas, estará deserto, em silêncio, sem a presença da paraibana Elba Ramalho no palco, e sem o tradicional som da sanfona, do triângulo e do zabumba. A meia noite, não haverá o show pirotécnico que colorem os céus da Rainha da Borborema, ao som inconfundível de “Olha Pro Céu Meu Amor”.

Os forrozeiros estarão em suas casas cumprindo as medidas de isolamento social e prevenção ao Covid-19. E as tradicionais comidas típicas, como milho, canjica, pamonha, serão servidas na mesa, mas sem o calor da fogueira.

A exemplo de anos anteriores, a edição 2020 do Maior São João do Mundo deveria atrair um público superior a 2 milhões de pessoas, durante os 30 dia ininterruptos de festa. Pela primeira vez na história, o evento foi cancelado, e transferido para o mês de outubro, mas a sua realização ainda é incerta.

Para os forrozeiros sentirem um pouco o clima da festa, a organização do São João programou algumas lives beneficentes. A programação do São João virtual de Campina Grande começa com o show da cantora Elba Ramalho.

A apresentação de Elba está marcada para 20h. Também na véspera de São João, se apresentam os cantores Eliane, Walkyria Santos, Luka Bass, Biliu de Campina e Gitana Pimentel, que ainda não têm horário exato de apresentação, conforme a assessoria da realizadora do evento. A programação vai ser transmitida no canal do evento no YouTube.

Além das apresentações dos artistas, também vai ser contada uma parte da história dos 37 anos do São João de Campina Grande, com temas como quadrilhas, gastronomia e a preparação do Parque do Povo para os shows em outubro.
Mesmo com o recurso da tecnologia, o público espera ansiosamente pelo fim da pandemia, e que em breve, a festa que celebra a fartura e a colheita do nordestino seja realizada com música, dança e a alegria típica do nordestino.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe