Por pbagora.com.br

O projeto de extensão universitária Aruandando no Campus (UFPB), realiza mais uma ‘Live de Cinema’ na próxima quinta-feira (20). Com a participação da atriz Zezita de Matos, a live será mediada pelo professor e diretor da 15ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, Lúcio Vilar. A transmissão acontecerá às 17h, via YouTube e Facebook do evento.

As ‘Lives de Cinema’ são realizadas todas as quintas-feiras e já contou com convidados especiais, como a jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano, os cineastas Eliézer Rolim e Edson Lemos, a cineasta Susanna Lira, a atriz Mayana Neiva, o ator Bukassa Kabengele, atriz e diretora Bárbara Paz, a dupla Marcus Vilar e Bertrand Lira, o ator e cineasta Caco Ciocler.

Sobre Zezita Matos – A atriz iniciou sua carreira aos 16 anos atuando no teatro paraibano, desde então é considerada a Primeira-Dama do Teatro Paraibano, título dado por um amigo e que se tornou marca registrada da veterana atriz. Zezita é formada em Letras e Pedagogia. Aposentada do Centro Universitário de João Pessoa, onde foi coordenadora de Pedagogia e de Letras, ainda hoje se envolve em projetos culturais, como implantar exposições, saraus de poesias e um cineclube na instituição. Membro da juventude comunista, a atriz precisou ficar seis meses escondida na casa de um tio para não ter o mesmo destino de alguns amigos presos, torturados e desaparecidos.

No cinema, seu primeiro filme foi Menino do Engenho (1965), participou dos premiados Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), O Céu de Suely  (2006) e Baixio das Bestas (2006). Em 2014, venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Paulínia, por A História da Eternidade (2014), Reza a Lenda (2016) e Pacarrete (2019), entre outros

PB Agora

Deixe seu Comentário