A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Centro Histórico tem cerca de 70 prédios abandonados

 Cerca de 70 casarões existentes no Centro Histórico de João Pessoa estão abandonados, pondo em risco pedestres e comerciantes da área. A Casa da Pólvora, que tem proposta da prefeitura da capital de realizar mostras culturais, está com suas acomodações, a exemplo dos banheiros, totalmente destruídas, com portas, vasos sanitários e pias quebradas. Em alguns dos cômodos, as portas e os bojos foram roubados. Além da quebradeira, as paredes se encontram pichadas.

 

Segundo informações da assessoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), de todos os cerca de 70 prédios antigos que se encontram abandonados, a responsabilidade do Estado de conservação dos imóveis é dos proprietários.

 

O vereador Eduardo Carneiro (PRTB) denunciou recentemente que a Casa da Pólvora além do abandono vem servindo de ponto para consumo de drogas. Ele disse lamentar o descaso da prefeitura de João Pessoa com a Casa, que é um dos pontos históricos mais antigos da cidade, e cobrou uma ação enérgica para solucionar a situação.

 

O parlamentar lembrou que no primeiro semestre foi autor de uma audiência pública na Câmara Municipal que discutiu a preservação do Centro Histórico da capital. Na oportunidade, representantes de vários segmentos debateram a atual realidade e cobraram a adoção de medidas para revitalizar o espaço. “A situação da Casa da Pólvora revela a fragilidade da gestão e a notória falta de uma política pública para a cultura da cidade”, denunciou Eduardo Carneiro.

 

O Iphaep é responsável pela preservação dos casarões, contra qualquer intervenção de mudança de fachada dos prédios. Qualquer mudança tem que passar por aprovação do conselho do órgão.

 

 

 

Por conta do abandono dos proprietários, o Centro Histórico de João Pessoa tem sido alvo constante de reclamações da sociedade, principalmente, de empresários e comerciantes que trabalham na área.

 

O problema é que a maior parte dos imóveis abandonados pertence a herdeiros. O Iphaep sempre buscou a localização dos proprietários dos imóveis mas muitos deles já não residem em João Pessoa. O abandono dos casarões pode ser visto em vários pontos, como na avenida Visconde de Pelotas, João Suassuna, Duque de Caxias e na Rua da Areia, entre outras. Sem a presença dos proprietários, fica difícil a revitalização de muitos imóveis.

 

A reportagem do portal tentou entrar em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa por telefone, mas não foi atendida.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe