Categorias: Saúde

UFPB coordenará pesquisa em domicílio para testagem de covid-19

PUBLICIDADE

O Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) coordenará pesquisa em domicílio para testagem de covid-19 em 9,6 mil paraibanos. O estudo por amostragem terá início em novembro e será realizado em 130 municípios. A pesquisa em domicílio é inédita e será desenvolvida em parceria com o governo do estado da Paraíba.

O levantamento epidemiológico, denominado de “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19”, terá o objetivo de retratar o cenário da pandemia da covid-19 na Paraíba. Além de testagens, serão realizadas entrevistas, com o acompanhamento de agentes de saúde comunitários. Na próxima semana, o piloto da pesquisa ocorrerá em João Pessoa, município com maior contingente populacional e quantitativo de casos registrados. O estudo deve ser concluído em dezembro.

Segundo um dos coordenadores do observatório do Departamento de Estatística da UFPB, Hemílio Fernandes, que também integra o subcomitê de modelos matemáticos do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste (C4NE), desde maio, os dados produzidos pelo observatório, sobre indicadores relacionados à pandemia, a exemplo das previsões de novos casos e óbitos, estão sendo fornecidos para o governo do estado da Paraíba.

Hemílio explica que a parceria com a equipe de pesquisadores da UFPB para a execução da pesquisa incluiu etapas como definição do método de amostragem para sorteio dos domicílios que terão seus moradores testados para covid-19, o desenvolvimento de sistemas de entrevistas e a elaboração de questionários.

Já ao governo da Paraíba caberá a parte relacionada à testagem e à logística da coleta dos exames pelas equipes de atenção básica do estado, bem como o acompanhamento dos participantes que testarem positivo.

“Com os indicadores obtidos na pesquisa, o estado vai poder elaborar protocolos consistentes sobre eventuais retomadas de algumas atividades que, por enquanto, estão suspensas devido à pandemia, além de atualizar informações acerca dos atuais protocolos de flexibilização que já estão em vigor”, destaca o professor da UFPB.

Além disso, o docente da federal paraibana ressalta que os dados que serão coletados no levantamento são relevantes não somente para a gestão pública, mas para a sociedade como um todo, servindo de objeto de estudo para futuras pesquisas em nível de pós-graduação, na UFPB. O levantamento epidemiológico será executado com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ivete Sangalo cancela turnê comemorativa de 30 anos de carreira, incluindo show no Almeidão, em João Pessoa

A cantora Ivete Sangalo pegou seus fãs de surpresa ao anunciar, na manhã desta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Em nota, Secretaria de Saúde de CG diz que assalto desta madrugada não foi registrado dentro do Hospital da Criança e do Adolescente

A Secretaria de Saúde de Campina Grande esclareceu nesta quarta-feira (15) que o assalto ocorrido…

15 de maio de 2024

Confira a relação dos deputados paraibanos que votaram para aumentar impostos sobre a NETFLIX

Foi divulgada ontem (14), pela rede social do Instagram ‘Ranking dos Políticos’, canal esse referência…

15 de maio de 2024

Governo faz reunião com categorias e tenta pôr fim em greve nas universidades federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reúne-se nesta quarta-feira (15),…

15 de maio de 2024

João Azevêdo contesta no STF calendário para emendas individuais de deputados na Paraíba

Uma disputa entre o poder executivo e legislativo da Paraíba chegou ao Supremo Tribunal Federal…

15 de maio de 2024

CG: bandidos invadem hospital e roubam dinheiro e pertences de pacientes e funcionários

Na madrugada desta quarta-feira (15), o Hospital da Criança e do Adolescente, em Campina Grande,…

15 de maio de 2024