Secretaria de Saúde de CG vai implantar acompanhamento psicológico para gestantes durante pré-natal

PUBLICIDADE

Em mais uma ação de consolidação da rede de saúde mental do Município e da assistência emocional às pessoas de todas as redes de cuidado do SUS, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, vai implantar um serviço de acompanhamento psicológico para gestantes durante a gravidez. Será o programa Pré-Natal Psicológico.

O primeiro passo para o trabalho foi realizado nesta terça-feira, 8, com o lançamento do projeto piloto no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). O programa será iniciado pela maternidade, que é a maior da Paraíba e realiza cerca de 7 mil partos por ano. No Isea é realizado o pré-natal de gestantes de alto risco. Ou seja, o serviço será implantado, inicialmente, nas mulheres com gravidez considerada de risco e, paulatinamente, será ampliado para todas as gestantes que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde.

O projeto consiste em um acompanhamento complementar da psicologia ao pré-natal ginecológico, onde serão utilizadas intervenções grupais para o acolhimento emocional dessas gestantes. Os encontros serão sempre realizados por grupos de cinco gestantes e abordarão temas como idealização da maternidade, bebê real versus imaginário, mudanças de papel ao tornarem-se pai e mãe, sexualidade na gravidez, romantização da amamentação, parto (dor, medos e ansiedade), puerpério e rede de apoio.

Também será construído um livro da gestante para registrar, do ponto de vista emocional e sentimental, todas as transformações. “Não são palestras, mas sim, rodas de conversas que possibilitem um espaço de fala e acolhimento, troca e construção de saberes através de vivências e diálogo. Além disso, será utilizado como ferramenta o Livro da Gestante, que tem por proposta auxiliar no processo de ressignificar a vivência do gestar e tem como ação terapêutica, a partir da escrita, a construção de um arquivo dessa experiência”, afirma o coordenador do setor de psicologia do Isea, Gustavo Chaves.

As estatísticas mostram que as gestantes sofrem constantemente de diversos males de ordem psicológica, como estresse, ansiedade e depressão, dados intensificados após 2019, com o atual contexto de pandemia, além da possibilidade de depressão pós-parto. O Pré-Natal Psicológico, além de ser um auxílio de acolhimento a prevenção para depressão pós-parto e outros transtornos, também atua na preparação da gestante e ao acompanhante para o parto e a maternidade, a partir da educação perinatal.

Participaram desse lançamento a primeira-dama, a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima; a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, psicóloga Lívia Sales; a diretora geral do Isea, a médica Suelem Taís; os diretores administrativos e técnico da maternidade, Júlio Lopes e Karolynne Figueiredo; os psicólogos do ISEA, Gustavo Chaves e Daiane Arantes, juntamente com a coordenadora do Pré-Natal do Isea, a enfermeira Samara Gomes.

“Esperamos, como resultado, gestantes mais leves no período gestacional, sendo bem informadas e preparadas para o momento do parto, assim como os acompanhantes que exerçam tal função a contribuir para um melhor fluir do processo do nascimento para preservar a saúde mental materna, reduzir os impactos de sofrimento psíquico diante das demandas que a maternidade exige”, conclui Gustavo Chaves.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024

Treze conquista virada emocionante nos minutos finais contra o Santa Cruz

O Treze teve uma estreia emocionante na Série D do Campeonato Brasileiro 2024 ao derrotar…

27 de abril de 2024

Pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator na Capital

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

27 de abril de 2024

Governo da Paraíba realiza ações de segurança alimentar em mais 16 comunidades quilombolas

Mais 16 comunidades quilombolas das regiões do Cariri e Sertão foram atendidas com ações de…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

27 de abril de 2024