Categorias: Saúde

Especialistas indicam que as frutas são fundamentais para a nossa saúde

PUBLICIDADE

A Organização Mundial da Saúde recomenda que sejam consumidas, diariamente, de três a cinco porções de frutas. O indicado é que essas porções de frutas sejam ingeridas espaçadamente, ao longo do dia. As frutas são compostas por vitaminas, minerais e fibras alimentares, além de água e nutricionistas destacam que cada tipo tem suas especificidades vitamínicas, por isso, o importante é ingerir a maior variedade possível.

Também é fundamental que o consumo seja de frutas variadas, já que cada uma tem sua própria composição, atendendo a diferentes necessidades do organismo. “As frutas são riquíssimas em nutrientes. Delas, aproveitamos não apenas o açúcar, mas principalmente vitaminas, minerais, além de fibras para regular o trânsito intestinal todos os dias. É importante diversificar o consumo, porque nem todas as frutas contêm as quantidades de todos os nutrientes por igual. Uma contribui com a outra, garantindo esse equilíbrio”, afirmar a nutricionista Thamires Soares Santana de Lima.

E a cor de cada uma indica o tipo de substância que ela contêm. Por exemplo, as de aparência roxa, como a amora, são ricas em antocianina. “Que ajuda a combater o câncer”, disse Thamires.

Já a nutricionista Paula Bacalhau frisou que, segundo o Ministério da Saúde, um indivíduo deve comer de quatro a seis porções de frutas ao longo do dia. Mas há quem prefira o suco ao alimento in natura. De acordo com ela, essa opção traz perdas de nutrientes. “O ideal é optar pela fruta porque aproveitamos, na íntegra, a s vitaminas, os minerais e o teor de fibras, além do açúcar – a frutose. No suco, temos uma bebida com menos teor de vitaminas e minerais porque ele é, geralmente, diluído em água, e quando é acrescido açúcar, temos um teor maior deste produto. O fato de bater a fruta no liquidificador e passar na peneira ainda retira grande parte da fibra”, afirmou.

Frutas
Conheça os benefícios de algumas frutas e desfrute, especialmente das que forem da estação.

Laranja – contém vitaminas A, B, C e E, fibras, ferro e potássio. Seu consumo melhora a imunidade e digestão. Também apresenta ação antioxidante e fornece energia, devido aos seus carboidratos.

Limão – rico em vitamina C, protege o organismo de resfriados. É um aliado da desintoxicação, melhora a circulação sanguínea periférica e o processo digestivo.

Maçã – com grande concentração de fibras, conta com as vitaminas B, C e E. Tem pectina, que auxilia no controle da glicemia. Conta com ação calmante e desintoxicante, auxiliando na proteção dos pulmões.

Pera – rica em potássio, é fonte de fibra e vitaminas B2, C e E. Aumenta a imunidade, tem ação calmante e digestiva, sendo aliada da boa saúde do coração.

Melancia – fonte de vitamina C e do complexo B, traz ação diurética. Tem capacidade antioxidante e anti-inflamatória, e por ser rica em água, é refrescante e pouco calórica.

Mamão – muito conhecido por ação digestiva e por auxiliar no bom funcionamento do intestino, também traz vitaminas A, B e C, fortalecendo o sistema imunológico.

Banana – conhecida por ser fonte de potássio, tem cálcio, ferro e ácido fólico. Seu consumo auxilia na desintoxicação do organismo. E por conter triptofano, atua na produção de serotonina, o hormônio de bem-estar.

Abacaxi – fonte de vitamina C, B, minerais e fibras. Ajuda a controlar o colesterol e auxilia a boa digestão. É diurético e aumenta a imunidade.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024