A Paraíba o tempo todo  |

Especialistas indicam que as frutas são fundamentais para a nossa saúde

A Organização Mundial da Saúde recomenda que sejam consumidas, diariamente, de três a cinco porções de frutas. O indicado é que essas porções de frutas sejam ingeridas espaçadamente, ao longo do dia. As frutas são compostas por vitaminas, minerais e fibras alimentares, além de água e nutricionistas destacam que cada tipo tem suas especificidades vitamínicas, por isso, o importante é ingerir a maior variedade possível.

Também é fundamental que o consumo seja de frutas variadas, já que cada uma tem sua própria composição, atendendo a diferentes necessidades do organismo. “As frutas são riquíssimas em nutrientes. Delas, aproveitamos não apenas o açúcar, mas principalmente vitaminas, minerais, além de fibras para regular o trânsito intestinal todos os dias. É importante diversificar o consumo, porque nem todas as frutas contêm as quantidades de todos os nutrientes por igual. Uma contribui com a outra, garantindo esse equilíbrio”, afirmar a nutricionista Thamires Soares Santana de Lima.

E a cor de cada uma indica o tipo de substância que ela contêm. Por exemplo, as de aparência roxa, como a amora, são ricas em antocianina. “Que ajuda a combater o câncer”, disse Thamires.

Já a nutricionista Paula Bacalhau frisou que, segundo o Ministério da Saúde, um indivíduo deve comer de quatro a seis porções de frutas ao longo do dia. Mas há quem prefira o suco ao alimento in natura. De acordo com ela, essa opção traz perdas de nutrientes. “O ideal é optar pela fruta porque aproveitamos, na íntegra, a s vitaminas, os minerais e o teor de fibras, além do açúcar – a frutose. No suco, temos uma bebida com menos teor de vitaminas e minerais porque ele é, geralmente, diluído em água, e quando é acrescido açúcar, temos um teor maior deste produto. O fato de bater a fruta no liquidificador e passar na peneira ainda retira grande parte da fibra”, afirmou.

Frutas
Conheça os benefícios de algumas frutas e desfrute, especialmente das que forem da estação.

Laranja – contém vitaminas A, B, C e E, fibras, ferro e potássio. Seu consumo melhora a imunidade e digestão. Também apresenta ação antioxidante e fornece energia, devido aos seus carboidratos.

Limão – rico em vitamina C, protege o organismo de resfriados. É um aliado da desintoxicação, melhora a circulação sanguínea periférica e o processo digestivo.

Maçã – com grande concentração de fibras, conta com as vitaminas B, C e E. Tem pectina, que auxilia no controle da glicemia. Conta com ação calmante e desintoxicante, auxiliando na proteção dos pulmões.

Pera – rica em potássio, é fonte de fibra e vitaminas B2, C e E. Aumenta a imunidade, tem ação calmante e digestiva, sendo aliada da boa saúde do coração.

Melancia – fonte de vitamina C e do complexo B, traz ação diurética. Tem capacidade antioxidante e anti-inflamatória, e por ser rica em água, é refrescante e pouco calórica.

Mamão – muito conhecido por ação digestiva e por auxiliar no bom funcionamento do intestino, também traz vitaminas A, B e C, fortalecendo o sistema imunológico.

Banana – conhecida por ser fonte de potássio, tem cálcio, ferro e ácido fólico. Seu consumo auxilia na desintoxicação do organismo. E por conter triptofano, atua na produção de serotonina, o hormônio de bem-estar.

Abacaxi – fonte de vitamina C, B, minerais e fibras. Ajuda a controlar o colesterol e auxilia a boa digestão. É diurético e aumenta a imunidade.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe