Para humanizar o atendimento de pacientes que passam muito tempo internados no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, devido ao tratamento das sequelas da Covid-19, a equipe multiprofissional da instituição passou a adotar práticas externas, tendo em vista que os pacientes não apresentam riscos de contaminação. A ação inclui visitas fora do leito para tomar banho de sol, no jardim do complexo hospitalar.
O diretor do hospital, Laecio Bragante, explicou que é importante humanizar o tratamento de todos os pacientes internados na unidade de saúde. “Sempre procuramos oferecer a melhor forma de tratamento na instituição, pois sabemos que lidar com a dor é muito difícil. Os pacientes que estão se recuperando no Complexo da Covid-19 estão muito fragilizados, por isso com a saída do leito, ele se sente confiante no trabalho da equipe. Isso faz com que ele fique mais propenso a ouvir e a seguir o que lhe é recomendado, facilitando a adesão ao tratamento, além disso, o paciente tem a oportunidade de verificar o que está acontecendo ao seu redor”, comentou.
Para a fisioterapeuta da área Covid-19, Jailma Clelia, é preciso enxergar o usuário da unidade de saúde em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais, para além do leito da instituição. “Notamos que, independentemente da idade, quando trazemos os pacientes para fora do leito eles ficam imensamente felizes e isso é bastante gratificante para todos os profissionais que participam do projeto”, explicou.
A psicóloga Josilene Rodrigues ressaltou que para poder participar do banho de sol, o paciente precisa ser liberado pelo médico e fisioterapeuta, já que precisará de acompanhamento constante. “Os usuários são monitorados e recebem total apoio dos fisioterapeutas e da equipe multidisciplinar. Antes de levarmos o paciente para o ambiente externo verificamos o clima, todo o equipamento necessário para sua saída, além de contarmos sempre com a opinião da família dele”, detalhou.
A assistente social, Severina Cavalcanti, esclareceu que o banho de sol fora do leito, faz com que o paciente se sinta acolhido e respeitado. “A saída do leito ao ar livre é um passo muito importante na vida do paciente, tendo em vista que ele pode conviver com outras realidades, ver pessoas, observar o trânsito e sair um pouco da rotina de tratamento”, frisou.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
O policial militar Luiz Miguel, preso neste sábado (6) após a morte da esposa, Élida…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…