A Paraíba o tempo todo  |

Programa Fora do Leito reforça tratamento da Covid-19 no Trauma de João Pessoa

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para humanizar o atendimento de pacientes que passam muito tempo internados no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, devido ao tratamento das sequelas da Covid-19, a equipe multiprofissional da instituição passou a adotar práticas externas, tendo em vista que os pacientes não apresentam riscos de contaminação. A ação inclui visitas fora do leito para tomar banho de sol, no jardim do complexo hospitalar.

O diretor do hospital, Laecio Bragante, explicou que é importante humanizar o tratamento de todos os pacientes internados na unidade de saúde. “Sempre procuramos oferecer a melhor forma de tratamento na instituição, pois sabemos que lidar com a dor é muito difícil. Os pacientes que estão se recuperando no Complexo da Covid-19 estão muito fragilizados, por isso com a saída do leito, ele se sente confiante no trabalho da equipe. Isso faz com que ele fique mais propenso a ouvir e a seguir o que lhe é recomendado, facilitando a adesão ao tratamento, além disso, o paciente tem a oportunidade de verificar o que está acontecendo ao seu redor”, comentou.

Para a fisioterapeuta da área Covid-19, Jailma Clelia, é preciso enxergar o usuário da unidade de saúde em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais, para além do leito da instituição. “Notamos que, independentemente da idade, quando trazemos os pacientes para fora do leito eles ficam imensamente felizes e isso é bastante gratificante para todos os profissionais que participam do projeto”, explicou.

A psicóloga Josilene Rodrigues ressaltou que para poder participar do banho de sol, o paciente precisa ser liberado pelo médico e fisioterapeuta, já que precisará de acompanhamento constante. “Os usuários são monitorados e recebem total apoio dos fisioterapeutas e da equipe multidisciplinar. Antes de levarmos o paciente para o ambiente externo verificamos o clima, todo o equipamento necessário para sua saída, além de contarmos sempre com a opinião da família dele”, detalhou.

A assistente social, Severina Cavalcanti, esclareceu que o banho de sol fora do leito, faz com que o paciente se sinta acolhido e respeitado. “A saída do leito ao ar livre é um passo muito importante na vida do paciente, tendo em vista que ele pode conviver com outras realidades, ver pessoas, observar o trânsito e sair um pouco da rotina de tratamento”, frisou.

PB Agora

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe