Categorias: Política

Opinião: a fragmentação do PT paraibano não é um bom negócio para o partido nem aqui, nem alhures

PUBLICIDADE

“Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas”. A frase foi formulada pela mente brilhante do filósofo francês Voltaire, e se aplica muito bem à realidade do PT da Paraíba. Envolto em uma batalha interna sobre a conduta do partido nas eleições de 2022, as escaramuças foram intensificadas desde que a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defenderam a volta do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, às hostes da sigla partidária.

O alvoroço foi grande após o comunicado, e o PT paraibano está prestes a rachar, pois a ala encabeçada pelos deputados federal e estadual, respectivamente Frei Anastácio e Anísio Maia, são contrários ao reingresso de Coutinho no partido, cuja sua filiação é chancelada não só pela direção nacional da agremiação, mas pelo presidente estadual da sigla, Jackson Macedo, o ex-deputado federal Luiz Couto, o vereador Marcos Henriques, além de presidentes municipais de diversas cidades do estado.

É certo que discussões internas acaloradas foram, são e serão partes da história do Partido dos Trabalhadores, seja aqui ou alhures. Mas o tempero local deste ano tende a engrossar o caldo da sopa, com muitas letras, aliás; pois o grupo de Anastácio e Anísio Maia defende, de forma incondicional, apoio ao governador João Azevêdo (Cidadania) à reeleição.

Na outra ponta estão os que apoiam a filiação de Coutinho, hoje no PSB e que deve migrar para o PT em setembro. Vale ressaltar que o ex-governador é adversário ferrenho de Azevêdo, para não dizer inimigo político, pois o emprego do eufemismo é válido em horas de puro caos.

As divergências

O antagonismo dos grupos está claro, e as farpas recorrentes entre as partes são visíveis. Além disso, duas trincheiras já foram escavadas de forma profunda. Uma coloca Ricardo Coutinho na condição de legítimo representante do PT a pré-candidato ao Senado. Do outro lado, o professor doutor Charliton Machado. O embate será inevitável.

E em tal disputa, o grupo insatisfeito com o reingresso de Coutinho diz que o ex-governador tem que chegar ao partido de forma diplomática, sem querer impor suas vontades. Ainda em desfavor do ex-gestor, seus problemas judiciais, em particular a propalada Operação Calvário, têm o poder de colocar ainda mais fogo no incêndio quase sem controle na “casa” petista.

Ainda é cedo para avaliar quem sairá vitorioso em tal querela, observando que há um ponto nevrálgico do problema: como ficará o palanque do ex-presidente Lula na Paraíba, uma vez que seu partido tem um cisma claramente detectável entre suas bases? Será preciso muito diálogo dos dirigentes municipais, estadual e a executiva nacional do partido para debelar as labaredas que, em dias atuais, só tendem a crescer.

Que as partes findem a discussão de forma democrática, caso contrário, nenhuma terá o direito de estar certo, o que será péssimo para o partido em todos os aspectos.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024