Paraíba tem a segunda maior cobertura vacinal contra influenza do Nordeste

PUBLICIDADE

A Paraíba tem a segunda maior cobertura vacinal para influenza do Nordeste. Atualmente, o estado tem 51,8% da população alvo da campanha vacinada, ficando atrás apenas do Piauí, com 54,6%. A meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações é atingir pelo menos 90% desse público. Por conta da baixa adesão, neste sábado (4), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará o Dia D de vacinação contra influenza, sarampo e covid-19. A abertura será realizada em João Pessoa, no Ponto de Cem Réis, às 9h.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Franciélia Carvalho, embora a Paraíba tenha um percentual para influenza maior que a cobertura geral do Nordeste, que é 42,8%, e do Brasil, que está em 44,1%, a adesão às campanhas de vacinação continuam baixa. A do sarampo, por exemplo, está com 50,7% de cobertura e tem meta de atingir pelo menos 95% do público alvo.

“Os festejos juninos estão chegando e o ideal é que as pessoas curtam a festa imunizadas. Reforçamos a necessidade de a gestão municipal empreender todos os esforços para a adesão da população nas campanhas contra o sarampo e influenza. Além de completar os esquemas de vacinação da covid-19, em especial as doses de reforço, visto que estamos entrando em um período de maior incidência das doenças respiratórias”, pontua.

Franciélia Carvalho lembra que adolescentes entre 12 e 17 anos já podem tomar a dose de reforço, após quatro meses da aplicação da segunda dose do exquema vacinal primário. Ressaltamos ainda que essa dose reforça a segurança nas escolas, como também aumenta a proteção dos jovens que rotineiramente convivem em grupos.

A SES recomenda ainda a livre demanda no acesso da vacina, sem a necessidade de agendamento prévio e passa algumas orientações aos municípios como organizar o dia D para que seja um momento de mobilização de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizando chamamento nas casas para a vacinação e disponibilizar pontos de vacinação em locais estratégicos para contemplar a população que mora em lugares de difícil acesso.

Até o momento, de acordo com dados extraídos pela SES, 8.810.573 doses contra a covid-19 já foram aplicadas na população. A cobertura da população a partir de 18 anos é de 99,3% para a D1, 93,3% para a D2, 2,8% da dose única, 62,5% da primeira dose de reforço e 10,5% da segunda dose de reforço. Já a cobertura da população de 12 a 17 anos é de 82,9% para a D1 e 85,4% para a D2. E da população entre 5 e 11 anos é de 59,6% para a D1 e 32% para a D2. Sobre a cobertura de sarampo, a Paraíba tem 47,96% da população alvo vacinada. Para a influenza, a cobertura vacinal é de 49% do público alvo.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024