A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba tem a segunda maior cobertura vacinal contra influenza do Nordeste

A Paraíba tem a segunda maior cobertura vacinal para influenza do Nordeste. Atualmente, o estado tem 51,8% da população alvo da campanha vacinada, ficando atrás apenas do Piauí, com 54,6%. A meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações é atingir pelo menos 90% desse público. Por conta da baixa adesão, neste sábado (4), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará o Dia D de vacinação contra influenza, sarampo e covid-19. A abertura será realizada em João Pessoa, no Ponto de Cem Réis, às 9h.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Franciélia Carvalho, embora a Paraíba tenha um percentual para influenza maior que a cobertura geral do Nordeste, que é 42,8%, e do Brasil, que está em 44,1%, a adesão às campanhas de vacinação continuam baixa. A do sarampo, por exemplo, está com 50,7% de cobertura e tem meta de atingir pelo menos 95% do público alvo.

“Os festejos juninos estão chegando e o ideal é que as pessoas curtam a festa imunizadas. Reforçamos a necessidade de a gestão municipal empreender todos os esforços para a adesão da população nas campanhas contra o sarampo e influenza. Além de completar os esquemas de vacinação da covid-19, em especial as doses de reforço, visto que estamos entrando em um período de maior incidência das doenças respiratórias”, pontua.

Franciélia Carvalho lembra que adolescentes entre 12 e 17 anos já podem tomar a dose de reforço, após quatro meses da aplicação da segunda dose do exquema vacinal primário. Ressaltamos ainda que essa dose reforça a segurança nas escolas, como também aumenta a proteção dos jovens que rotineiramente convivem em grupos.

A SES recomenda ainda a livre demanda no acesso da vacina, sem a necessidade de agendamento prévio e passa algumas orientações aos municípios como organizar o dia D para que seja um momento de mobilização de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizando chamamento nas casas para a vacinação e disponibilizar pontos de vacinação em locais estratégicos para contemplar a população que mora em lugares de difícil acesso.

Até o momento, de acordo com dados extraídos pela SES, 8.810.573 doses contra a covid-19 já foram aplicadas na população. A cobertura da população a partir de 18 anos é de 99,3% para a D1, 93,3% para a D2, 2,8% da dose única, 62,5% da primeira dose de reforço e 10,5% da segunda dose de reforço. Já a cobertura da população de 12 a 17 anos é de 82,9% para a D1 e 85,4% para a D2. E da população entre 5 e 11 anos é de 59,6% para a D1 e 32% para a D2. Sobre a cobertura de sarampo, a Paraíba tem 47,96% da população alvo vacinada. Para a influenza, a cobertura vacinal é de 49% do público alvo.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe