Categorias: Saúde

Opinião: Maranhão negligenciou a Covid-19 e agora luta pela vida

PUBLICIDADE

As projeções realizadas pelo secretário de Saúde da Paraíba sobre o aumento dos casos da Covid-19 no Estado vêm se consolidando. E uma possível segunda onda do novo coronavírus não está descartada, principalmente após as eleições municipais, cujas aglomerações e contatos físicos diretos entre candidatos e o povo não cessaram, apesar dos esforços contínuos do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), desembargador José Ricardo Porto.

E as provas começam a chegar. A maior delas reside na pessoa do senador José Maranhão (MDB). Com 87 anos, envolveu-se de forma direta na campanha do então candidato a prefeito de João Pessoa, Nilvan Ferreira, que, aliás, ainda não emitiu nota de solidariedade ou algo do tipo a seu colega de sigla. É esperada sua manifestação pública, o que deve ocorrer, já que outros políticos (mesmo os adversários do emedebista) se manifestaram, a maioria em suas redes sociais.

O que levou Maranhão a correr tamanho risco e a gravidade do quadro clínico?

Inicialmente Maranhão esteve hospitalizado em uma unidade de saúde da Capital, mas, por precaução, seus familiares decidiram a transferência do parlamentar – que está no chamado grupo de risco.

Ele foi transferido para o Hospital Vila Novo Star, em São Paulo, no dia 04 de dezembro. As informações sobre o estado clínico do senador neste domingo (06) é que sua a saúde permanece estável, sem alterações significativas, apresentando um quadro de insuficiência respiratória, em ventilação mecânica invasiva, sem febre.

Agora as perguntas: como um cidadão de quase 90 anos se envolveu de forma incisiva em um pleito eleitoral entendendo todos os riscos que corria? Será que a política é mais importante que a vida? Negar a existência do vírus? Ou apenas amor pelo que exerce há décadas?

Que Maranhão se recupere de forma firme

A coluna deseja a recuperação de José Maranhão, como toda a Paraíba, seja por sua conduta austera no cenário político, seja por suas muitas ações em benefício do Estado e, claro, por trata-se de um ser humano, antes de tudo.

E para todos os políticos que contraíram a enfermidade no pleito, e principalmente o cidadão comum, O POVO, o mesmo vale. Uma boa e rápida recuperação, observando que os números da Covid-19 crescem não só na Paraíba, mas no Brasil e em outros países de maneira relativamente rápida.
Por isso a prevenção, hoje, é a melhor arma para preservar vidas enquanto a vacina não estiver disponível. O que já é outro problema político envolvendo Estados e o Governo Federal.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024