A Paraíba o tempo todo  |

O que é um vírus? Saiba que doenças podem ser transmitidas num simples aperto de mão

A Paraíba, esta semana, entrou na rota dos casos suspeitos do novo coronavírus. Na última sexta-feira (28), exames realizados em um paciente de 59 anos no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, descartou a contaminação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o paciente esteve no Norte da Itália e chegou no Brasil na segunda-feira (24), em um voo internacional com destino a Recife. Ao retornar a João Pessoa, apresentou sintomas de resfriado e na terça-feira (25) foi internado.

VÍRUS

Aproximadamente 3.600 espécies de vírus foram identificadas, Estes vírus podem infectar bactérias, animais, se instalar e causar doenças ao homem, além de contaminar até mesmo plantas.

Cada doença causado por um vírus possui particularidades distintas quanto ao modo de transmissão e características da infecção. Atualmente, as doenças virais que mais infectam o organismo humano são a Gripe, a Catapora ou Varicela, a Caxumba, a Dengue, a Febre Amarela, a Hepatite, a Rubéola, o Sarampo, a Varíola, e a Herpes simples

NOVO CORONAVÍRUS

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a epidemia do novo coronavírus já deixou mais de 2 mil mortos no mundo. A OMS emitiu o primeiro alerta para a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, na China. Também naquele país foi registrada a primeira morte.

Nos pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, foram identificados sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

DOENÇAS TRANSMITIDAS NUM SIMPLES APERTO DE MÃO

Historiadores afirmam que o ato de apertar as mãos tenha surgido ainda nos primórdios da humanidade. Estudos apontam que era costume dos primeiros homo sapiens andarem armados, para se protegerem dos perigos, como animais e inimigos de tribos rivais. O aperto de mão então surgiu como um para com um rival, demonstrando que não carregava nenhuma arma.

Mas no século XXI, as mãos desarmadas também trazem riscos mortais. Negligenciar a limpeza das mãos pode trazer sérias consequências à saúde, garantem especialistas.

Além de apertarmos as mãos, compartilhamos objetos, andamos em transportes coletivos, abrimos e fechamos portas em ambientes públicos. A higiene não adequada das mãos traz consequências muito além do novo coronavírus. Além de se contaminar, uma pessoa pode ser a responsável por contagiar outras com doenças como:

HEPATITE A
– SINTOMAS: mal-estar, náuseas, vômitos, amarelamento dos olhos e pele (icterícia), urina com cor semelhante a da Coca-Cola e desconforto abdominal.

GASTROENTERITES
– SINTOMAS: infecções diarreicas.

ROTAVÍRUS
– SINTOMAS: vômitos; febre; coriza e tosse, às vezes; e, em muitos casos, desidratação.

GRIPE
– SINTOMAS: febre, dor de garganta, coriza e dor de cabeça. Nos casos de H1N1, além dos sintomas já descritos, o doente sente dificuldade para respirar.

CATAPORA
– SINTOMAS: febre, mal-estar geral, posteriormente com aparecimento de lesões inicialmente avermelhadas, evoluindo para vesiculares e posteriormente para crostas.

CONJUNTIVITE
– SINTOMAS: olhos vermelhos e lacrimejantes; pálpebras inchadas; sensação de areia ou de ciscos nos olhos; secreção; e coceira.
CANDIDÍASE
– SINTOMAS: aparecimento de pequenas bolas brancas que podem formar placas principalmente na língua, mas também nos lábios e, às vezes, fora da boca.

CUIDADOS BÁSICOS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS
-Cubra a boca ao tossir ou espirrar;
-Utilize lenço descartável para higiene nasal;
-Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
-Não compartilhar objetos de uso pessoal;
-Limpe regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
-Lave as mãos com água e sabão ou use antisséptico à base de álcool;

 

Redação

Fontes:
G1; vivamaisverde.com.br; EBC; saude.gov.br;

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe