Categorias: Saúde

Número de médicos na PB cresceu 70% desde 2011, mas distribuição ainda é falha

PUBLICIDADE

Foi lançado no dia 09 de dezembro o estudo Demografia Médica no Brasil 2020, resultado de Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo os dados, a Paraíba tem hoje quase 70% de médicos a mais que tinha há nove anos. Em 2011, o Estado tinha 4.886 médicos registrados. Este ano, o número chegou a 8.194. Consultado sobre os motivos de tantas reclamações de falta de médicos nas cidades paraibanas, principalmente no interior, o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais, pontou sobre o tema.

“Temos uma quantidade suficiente de médicos, o problema é a distribuição dos profissionais. Aqui na Paraíba, os médicos estão concentrados em João Pessoa e Campina Grande. Apenas na capital, estão 60% dos médicos do estado. O grande desafio é fazer a interiorização dos profissionais, já que o acesso aos serviços de saúde continua precário”, disse, Roberto Magliano de Morais.

Segundo o levantamento, em 2011, João Pessoa tinha 2.592 médicos, enquanto que em 2020 está com 4.965 profissionais. A Demografia Médica 2020 aponta também dados sobre a quantidade de médicos em relação à população. A Paraíba tem uma média de 2,04 médicos por 1.000 habitantes. Esta é a maior proporção de médicos, em relação à densidade populacional, da região Nordeste. Neste ranking, Pernambuco está em segundo lugar, com 2,02, e Maranhão em último, com 1,08. Já a média nacional é de 2,4 médicos por 1.000 habitantes. A razão de médicos por habitante é ainda maior nas capitais, conforme mostrou o estudo do CFM e da USP.

Ainda na capital por exemplo estão 60,7% dos médicos paraibanos (4.965). Com isso, a cidade tem 6,14 médicos por 1.000 habitantes, um número três vezes superior à média do estado e mais de duas vezes maior que o de países como Estados Unidos da América (2,6), Canadá (2,7) e Reino Unido (2,8). Dentre as capitais brasileiras, João Pessoa é a oitava com a maior razão de médicos por 1.000 habitantes, ficando atrás de Vitória (13,7), Florianópolis (10,68), Porto Alegre (9,94), Recife (8,18), Belo Horizonte (8,13), Curitiba (6,52) e Goiânia (6,95).

O levantamento, sobre as características e a evolução da população de médicos no país, é conduzido há dez anos pelo professor Mário Scheffer, que lidera grupo de pesquisa sobre o tema junto ao Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Veja o estudo completo na matéria da USP:

https://www.fm.usp.br/fmusp/noticias-em-destaque/lancado-o-estudo-demografia-medica-no-brasil-2020

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Governador revela prazo para definição de candidatura em Campina Grande: “São João é uma boa data, vai ter muita gente”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, indicou o período junino como um marco para a…

4 de maio de 2024

PM recupera veículo de motorista de aplicativo após assalto e prende um suspeito em JP

A Polícia Militar agiu rapidamente e recuperou um veículo que havia sido roubado de um…

4 de maio de 2024

Suspeito fica preso em grampos de muro durante tentativa de assalto em João Pessoa

Um homem acabou preso em grampos instalados em um muro durante uma tentativa de assalto…

4 de maio de 2024

Jovem é executado com cerca de 15 tiros na cidade de Alhandra

Um jovem de 23 anos foi brutalmente assassinado com cerca de 15 tiros de arma…

4 de maio de 2024

Relatório da Sudema aponta 39 trechos de praias impróprios para banho na Paraíba; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um relatório de balneabilidade indicando que…

4 de maio de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da PB manifesta solidariedade a Ulisses Barbosa, vítima de agressão em JP

Na noite de 1º de maio, uma cena de violência foi registrada na Praça da…

4 de maio de 2024