Categorias: Saúde

Na PB: higienização com álcool será obrigatória

PUBLICIDADE

 

Todos os hospitais e clínicas do Brasil terão que disponibilizar preparações alcoólicas para higienizar as mãos dos profissionais da saúde. Essa é a proposta de uma resolução elaborada pela Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) que está disponível para consulta pública até o dia 30 de agosto.

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) lembra que toda população, em especial os setores ligados à saúde, pode enviar sugestões e propostas à Anvisa sobre a nova resolução.

A resolução também estabelece como as formulações alcoólicas devem estar disponíveis para os profissionais: nas formas gel, líquida, espuma ou outras. A intenção é aumentar a adesão dos profissionais de saúde ao procedimento de higienização das mãos. Os serviços de saúde terão 180 dias para se adaptarem às novas exigências.

A preparação alcoólica para as mãos deverá ser colocada nos pontos de assistência e tratamento, salas de triagem, salas de pronto atendimento e unidades de urgência e emergência. Além disso, o produto deverá ser disponibilizado em ambulatórios, clínicas e consultórios de serviços de saúde, serviços de atendimento móvel e nos locais em que são realizados quaisquer procedimentos invasivos.

De acordo com estimativa da Anvisa, no Brasil, a adesão dos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros) à higiene das mãos é de aproximadamente 40%, uma taxa considerada baixa.

A diretora técnica de Estabelecimentos e Práticas de Saúde e Saúde do Trabalhador, da Agevisa, Fátima Arnaud, destacou que é importante a contribuição da população para a formulação da resolução, tendo em vista que se trata de questões que envolvem a saúde de todas as pessoas.

“Todos devem procurar conhecer o que diz a resolução e, se tiver sugestões, encaminhá-las para melhorar a proposta. A Agevisa está preocupada com a qualidade da saúde da população e trabalha no sentido de fazer cumprir as determinações que busquem aprimorar as práticas na saúde”, disse.

Contribuições

As sugestões de mudança ou acréscimo na resolução da Anvisa deverão ser encaminhadas por escrito para o endereço da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Lote 200 – Bloco D – 2º andar, Brasília/DF, CEP 71205-050, por fax (61) 3462-4014 ou para o email: ggtes@anvisa.gov.br.

Da Secom-PB
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Anunciado por Veneziano e Bruno na sexta, recapeamento da Av. Brasília, Av. Canal e Av. Manoel Tavares já foi iniciado

O trabalho de recapeamento asfáltico de três importantes corredores urbanos de Campina Grande, a Avenida…

7 de maio de 2024

UFPB lança edital com vaga para professor substituto para o CPT; veja detalhes

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, publicou, no último dia…

7 de maio de 2024

Presidente do PT de Campina considera ‘esdrúxula’ uma eventual aproximação da oposição com Romero Rodrigues

Em entrevista ontem (06), à imprensa campinense o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em…

7 de maio de 2024

Ex-presidiário é morto a tiros no centro da cidade de Cruz do Espírito Santo

Mais um crime ocorreu na Cruz do Espírito Santo, desta vez na noite de ontem…

7 de maio de 2024

Bruno acompanha início das obras de recapeamento da Av. Brasília conquistadas por Veneziano

O prefeito Bruno Cunha Lima esteve acompanhando, na noite desta segunda-feira, 6, o início do…

7 de maio de 2024

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024