Categorias: Saúde

Mortos por covid-19 superam a população de 92% das cidades do país

PUBLICIDADE

O número de pessoas que perderam a vida em decorrência da covid-19 no Brasil já é maior que a população de 92% dos municípios brasileiros. Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta noite (15) registra 107.232 óbitos causados pelo novo coronavírus (709 a mais do que o notificado ontem).

O total acumulado nos últimos cinco meses, desde a chegada da pandemia ao país, supera os habitantes de 5.275 dos 5.570 dos municípios, conforme estimativa feita em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É como se todos os moradores de uma cidade inteira do porte da turística e histórica Araxá (MG) fossem dizimados.

Já o número de infectados pelo vírus subiu para 3.317.096 (com 41.576 novos casos). Apenas São Paulo e Rio de Janeiro têm população acima dos casos confirmados. Menos de 40 cidades não registraram casos de covid-19. O Brasil é o segundo país com mais mortos e infectados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que somam 169 mil óbitos e 5,3 milhões de casos. Muito mais que estatísticas, vidas humanas e histórias interrompidas e dramas familiares.

Há três meses o Brasil está sem um ministro titular da Saúde. O general Eduardo Pazuello, que comanda interinamente a pasta há três meses, é conhecido por apenas 10% dos brasileiros, segundo pesquisa do Datafolha. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, demitido em abril após entrar em rota de colisão com o presidente da República, responsabilizou Jair Bolsonaro pelos números da tragédia.

Mandetta acusou Bolsonaro de levar os brasileiros a um desfiladeiro mortal por causa de seu egoísmo e sua posição anticientífica. “Ele conduziu o povo brasileiro para um desfiladeiro em marcha rápida e as pessoas caíram e morreram – e ter que reconhecer que isso foi um erro, que causou dor, acho que deve ser politicamente complicado para ele agora.”

Ainda no início da pandemia, Mandetta alertou para o risco de colapso do sistema de saúde brasileiro e para um elevadíssimo número de mortos. Também defendeu a necessidade de isolamento social como medida preventiva, fazendo eco às posições da Organização Mundial de Saúde (OMS). Orientações que foram confrontadas pelo presidente e seus seguidores e que resultaram na demissão do então ministro.

 

Redação com Congresso em Foco

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024