Categorias: Saúde

Ministério da Saúde assegura repasse mensal para o Hospital do Bem

PUBLICIDADE

O Hospital do Bem, unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, que funciona do Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro, em Patos, a partir dessa segunda-feira (25) começa a ampliar sua história com uma boa perspectiva de se transformar num grande polo de prestação de serviços oncológicos de toda a região sertaneja da Paraíba. Isto porque, ao assinar a habilitação da unidade, durante solenidade na unidade de saúde, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assegura o repasse mensal de recursos que garantirá não apenas a manutenção do Hospital, mas também a ampliação de seus serviços.

A habilitação garantirá que a unidade passe a receber do Governo Federal o valor de R$ 5 milhões e 740 mil, anualmente, para o custeio. O ato foi formalizado em solenidade que contou com a presença da secretária de Saúde, Cláudia Veras, do prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, dos deputados federais Hugo Motta, Efraim Filho e Wilson Santiago, de deputados estaduais, das integrantes da ONG ‘Amigas Viva a Vida’, além de prefeitos de cidades da região e outras autoridades. Desde a inauguração em setembro do ano passado até agora, a unidade vinha sendo mantida, exclusivamente, com recursos próprios do Governo do Estado.

“Com essa habilitação, nós damos um passo importante não apenas para o custeio desta unidade, mas com a possibilidade de ampliação de serviços”, disse a secretária de Saúde, Cláudia Veras, que ainda agradeceu a agilidade do Ministério da Saúde em formalizar a habilitação, e aos deputados federais, a união em prol da Paraíba. “Essa habilitação assegurará que muitos paraibanos tenham um tratamento oncológico de qualidade, sem precisar se deslocar para a capital ou Campina Grande. Essa unidade tem um significado muito especial, principalmente com as necessidades de saúde”, enfatizou Cláudia.

Após assinar a habilitação, o ministro disse que esse passo dado nessa segunda-feira é apenas o início de uma caminhada rumo a muitos outros avanços. “Eu espero que essa unidade receba, com o mesmo carinho que me recebeu, todos os pacientes que a procurarem, que ela esteja sempre de portas abertas, pois o paciente com câncer chega de forma frágil, e tem que ter um acolhimento extremamente importante, de uma equipe multiprofissional,  tem que ter uma equipe médica com protocolo atualizado, ou seja, assegurar que o tratamento feito aqui seja igual ao do Napoleão Laureano, ou em São Paulo, ou no Rio de Janeiro, porque ele usa o mesmo remédio, a mesma dose”, disse Mandetta.

Mandetta lembrou que a habilitação do Hospital do Bem foi seu primeiro ato como ministro da Saúde no Nordeste do Brasil. “Esse primeiro ato reitera o que eu disse ao assumir a Pasta, há 90 dias, de que a gente tem que ter um olhar voltado para o Brasil profundo, para o Brasil do semiárido, do sertão e esse ato aqui em Patos reforça o que eu quis dizer e sobre a determinação política do governo Bolsonaro de combater as diferenças e atuar onde precisa mais”, destacou o ministro, lembrando que com a assinatura deste convênio o Governo Federal reconhece o hospital, garante o custeio fixo da unidade e assegura que todas as vezes que a unidade aumentar sua produção, gradativamente, ela crescerá em importância e complexidade”, reiterou o ministro.

O deputado federal Hugo Motta, autor de uma emenda que destinou R$ 8,3 milhões de recursos para manutenção do Hospital do Bem, lembrou que com a disponibilidade dos serviços da unidade, atenuou-se o sofrimento de muitas pessoas que antes precisavam se deslocar cerca de 300 km para fazer um tratamento. “Quantas vidas não foram perdidas, quantas pessoas não morreram sem tratamento ou iniciaram o tratamento e não puderam continuar porque pediam o carro para o prefeito da cidade e não tinha carro para ir para a capital e aí abandonavam. Trazer o primeiro centro de oncologia para o interior é motivo de muita gratidão, por isso, o dia de hoje é um dia de muito agradecimento, porque agora teremos a garantia de que esse hospital nunca mais fechará as portas”, disse o deputado. Os parlamentares Efraim Filho e Wilson Santiago também enalteceram a importância do Hospital do Bem.

O Hospital do Bem foi inaugurado em setembro de 2018 e atende casos de câncer de próstata, mama, colo de útero e pele, ofertando serviços ambulatoriais, quimioterapia e cirurgia, além de diversos exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, endoscopia, eletrocardiograma, exames laboratoriais e Raio X, além de ressonância magnética e cintilografia óssea, esses últimos terceirizados, mas custeados com recursos do SUS, via Hospital do Bem. Nos primeiros seis meses de funcionamento, a unidade já realizou 1.648 consultas ambulatoriais, 179 sessões de quimioterapia, 124 cirurgias e 304 internações.

A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, lembra que a habilitação é um primeiro passo para o Hospital poder ampliar os serviços, incluindo, inclusive, a disponibilidade de Radioterapia, no futuro. “Agora nossos indicadores serão inseridos nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde e, a partir daí, com o aumento de produção, poderemos pleitear a ampliação de serviços, até a qualificação da unidade no CACON”, destaca a gestora do Complexo.

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de atirar contra cachorro de rua em Picuí

Um homem suspeito de efetuar um tiro de espingarda contra um cachorro de rua foi…

2 de maio de 2024

Golfinho é encontrado morto na praia do Bessa, em João Pessoa

Na tarde desta quinta-feira (2), um golfinho foi descoberto sem vida por moradores locais na…

2 de maio de 2024

Polícia prende homem suspeito de ataques a bancos em cidades da Paraíba

A Polícia Civil capturou, nesta quinta-feira (2), um homem, de 42 anos, suspeito de fazer…

2 de maio de 2024

Sousa entrará com representação contra arbitragem após jogo tenso pela Copa do Brasil

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, anunciou que o clube tomará medidas contra a arbitragem…

2 de maio de 2024

Ministro Camilo Santana lança na Paraíba o programa Pé-de-Meia com o governador João Azevêdo

O governador João Azevêdo participa, nesta sexta-feira (3), em João Pessoa, da solenidade do lançamento…

2 de maio de 2024

Irmão de Queiroga confirma que disputará vaga na CMJP, mas manda recado: “Meu prefeito é Cícero”

Família, família, política a parte: Irmão do ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que é pré-candidato…

2 de maio de 2024