João autoriza UPA a realizar atendimento pediátrico em Cajazeiras e soluciona assistência infantil

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo autorizou que a UPA de Cajazeiras, pertencente à gestão estadual, realize o atendimento pediátrico que ficou prejudicado no município após o fechamento da Urgência pelo Hospital Universitário. A solução foi apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante reunião, nessa terça-feira (10), com o Conselho Regional de Medicina (CRM), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Hospital Universitário Júlio Bandeira. Na ocasião, foram discutidas ações para atender a demanda da cidade e dos municípios vizinhos de maneira emergencial.

“Mais uma vez, buscamos o caminho da parceria com os municípios para garantir atendimento adequado. Principalmente porque a saúde das nossas crianças é prioridade!, ressaltou o governador João Azevêdo.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, entre as soluções viabilizadas está a reorganização da rede. Ela reforça a importância do papel da Atenção Básica (AB) e espera que o serviço do município consiga assumir atendimentos que são do perfil da atenção primária. “Estamos trabalhando com a Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Cajazeiras, os secretários de saúde da região e também a superintendência e a reitoria da UFCG sobre a temática. Uma das soluções é realizar um trabalho articulado com a UPA de Cajazeiras, que é de gestão estadual, para ficar com parte desses atendimentos que necessitam de uma avaliação de urgência. A princípio, nós estamos dialogando para tentar uma reunião com os secretários da região e verificar a pactuação dessa nova reorganização da rede”, explica.

Durante as reuniões, ficou decidido que a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras garanta o atendimento para crianças também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para os casos mais leves. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) administrada pelo Estado atenderá os casos que precisem de suporte hospitalar emergencial e as ocorrências que demandem internação continuarão sendo regulados para o Hospital Universitário, onde existe previsão de ampliação de leitos.

O secretário executivo de Saúde, Jhony Bezerra, reforçou a importância do monitoramento de leitos para não deixar a população da região desassistida. “É importante que possamos monitorar a ocupação desses leitos, uma vez que o HU não está atendendo pacientes pediátricos na porta de urgência”, completa.

O Governo do Estado vem investindo na regionalização da saúde, equipando as unidades hospitalares para que todas tenham resolutividade, sem a necessidade de transferir pacientes para os grandes centros como João Pessoa e Campina Grande. Recentemente, foram entregues equipamentos de alta tecnologia para implementar a rede materno-infantil e reparar um vazio assistencial de mais de 50 anos. Foram investidos mais de R$ 7 milhões.

Estiveram presentes nas reuniões a deputada estadual Paula Francinete e o deputado estadual Wilson Filho.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fim do período educativo: novos radares passam a multar a partir desta 4ª em JP

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

30 de abril de 2024

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024

Governador, Prefeito e presidente da CMJP abrem Feira de Negócios Viva o Centro

Solenidade de abertura vai ocorrer às 10h da próxima quinta-feira (2), no Teatro do Sesc,…

30 de abril de 2024

Cícero decreta emergência em JP após superlotação de unidades de saúde por casos de Síndrome Gripal

Na tarde desta terça-feira (30), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, decretou estado de…

30 de abril de 2024

Após rompimento com Cícero Lucena, Milanez promete independência na CMJP

Após rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), o vereador Fernando…

30 de abril de 2024