Categorias: Saúde

Infectologista alerta para importância da vacinação contra Influenza

PUBLICIDADE

Com a campanha de imunização em pleno andamento no Brasil, o médico infectologista e diretor do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, Fernando Chagas, alertou para a importância da vacina Influenza. Aplicada paralelamente à vacinação contra a Covid, a vacina Influenza H1N1. visa combater uma doença respiratória que ressurge no Brasil em todo período frio.

Com meta de vacinar 1.507.993 paraibanos até 9 de julho, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza avança, na Paraíba, mas a procura pelo imunizante ainda é considerada baixa no estado.

Fernando Chagas esclareceu que a Influenza é uma das doenças consideradas sazonais, visto que voltam sempre em determinados meses do ano. Ele explicou que os meses de maio, junho e julho, por serem períodos mais frio, são propícios para a propagação da gripe. Isso porque, por ser um período mais frios, eles irritam mais a mucosa nasal, o que facilita a entrada de micro organismo, entre os quais, o vírus da influenza.

“Então são períodos em que há um aumento de casos de influenza vírus. O vírus volta a circular aqui” explicou.

Ele observou que esse aumento de casos da gripe, não significa um surto. Isso porque uma doença só pode ser considerada surto quando o crescimento se espalha rapidamente e em proporção alarmante.

No Brasil o vírus da influenza, é identificados em três tipos de, A, B e C, sendo os tipos A e B os responsáveis pelas epidemias sazonais.

O infectologista observou que geralmente, as novas cepas de influenza começam a ser transmitidas pela Ásia, e se espalham pelo mundo, até chegar no Brasil.

Por conta disso, o Instituto Butantan, e a Fiocruz, pegam as cepas do vírus que já estão circulando na Ásia, um mês antes, e desenvolvem a vacina para ser aplicada no Brasil antes da chegada do vírus. Ou seja, quando o vírus chega na nossa região, as pessoas já estão vacinadas.

A campanha, dividida em três fases, de acordo com os grupos prioritários, começou no dia 12 de abril com crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e profissionais da saúde como público-alvo. Até o dia 8 de junho poderão se vacinar contra a gripe idosos com mais de 60 anos e professores.

A terceira fase acontece entre os dias 9 de junho e 9 de julho e vai vacinar pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e armamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A transmissão da gripe influenza acontece, principalmente, pelo contato com partículas eliminadas por pessoas doentes ou ainda pelo contato com a mão ou objetos contaminados por secreções dessas pessoas enfermas.

A gripe é uma infecção das vias aéreas que se caracteriza por causar febre, tosse seca, mal-estar, dor no corpo, dor de cabeça e dor de garganta. A febre é, sem dúvidas, o sintoma mais importante dessa doença e dura, em média, três dias. A febre, nesses casos, geralmente, é acima de 38ºC.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sem sustos, Treze bate o Sousa e segue 100% na Série D

No estádio Amigão, em Campina Grande, Treze e Sousa se enfrentaram em jogo válido pela…

5 de maio de 2024

Campeonato Brasileiro: Botafogo-PB bate o Remo e mantém invencibilidade na Série C

Em partida válida pela terceira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB recebeu…

5 de maio de 2024

Parque Arruda Câmara é refúgio de animais exóticos, originários de outros países

Mimi, Leona, Raj, Bahuan, Alagoana, Jeni, Flecha e Anastácia. Esses são os nomes de alguns…

5 de maio de 2024

Nacional do PT se reúne nesta segunda-feira e deve colocar pedra em imbróglio envolvendo futuro da sigla em JP

Uma reunião da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) agendada para amanhã, segunda-feira (06),…

5 de maio de 2024

Padre Reginaldo Manzotti é a primeira atração confirmada para a Festa das Neves 2024, em João Pessoa

A Festa das Neves de 2024, em João Pessoa, já tem sua primeira atração confirmada:…

5 de maio de 2024

Mídia nacional revela que cidade paraibana com menos de 15 mil habitantes vai torrar R$ 2,6 milhões em shows

Em reportagem de capa da coluna Radar da Veja, neste domingo, a coluna trouxe uma…

5 de maio de 2024