Categorias: Saúde

HULW registra 29 altas de pacientes de Manaus desde janeiro

PUBLICIDADE

Nessa sexta-feira (19), o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) deu alta médica ao 29º paciente oriundo de Manaus-AM que veio transferido para a Paraíba em busca de tratamento contra a covid-19. Entre janeiro e fevereiro, a instituição acolheu 32 amazonenses e não registrou nenhum óbito relacionado a esse público.

Dos 32 pacientes do Amazonas, apenas três continuam recebendo assistência na unidade de saúde, sendo: um na enfermaria da Ala Covid-19; um na enfermaria da Clínica Médica; e um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Todo o restante se recuperou após tratamento no Lauro Wanderley. Somente nesta semana, o Hospital Universitário registrou 12 altas médicas de usuários amazonenses.

“Desde o início da pandemia, o Hospital Universitário Lauro Wanderley tem apresentado crescimento muito grande na experiência e na capacitação. O esforço de toda a equipe, a estrutura que foi montada, a articulação entre os diversos níveis de profissionais, sejam do próprio hospital, sejam profissionais externos, como das secretarias de Saúde do Estado e do Município, foi o que nos permitiu receber esse grupo de pacientes de Manaus, em duas etapas”, afirma o gerente de Atenção à Saúde do HULW, José Eymard Filho.

“A expertise acumulada, o entrosamento, a capacitação, a estrutura, o esforço, a atenção e o cuidado desses profissionais garantiram um resultado extremamente satisfatório, com a alta, com a recuperação, com saúde e plena funcionalidade de todos os pacientes até o momento, exceto três. Com esforço, dedicação e tempo, se Deus quiser, eles também irão retornar para suas famílias completamente saudáveis e curados”, acredita.

CURA E GRATIDÃO 

O empresário manauara Rodolfo Henrique Marinho recebeu alta médica do Lauro Wanderley por volta das 15h desta sexta-feira. Ele disse que sempre será grato ao povo da Paraíba por ter recebido o povo do Amazonas, especialmente da forma como todos foram acolhidos.

O sentimento de gratidão também foi manifestado pelo paciente Marcelo Leal, que teve alta médica do HULW na quinta-feira (18). Ele chegou a ficar internado durante vários dias na UTI, onde teve problemas no coração, nos pulmões e chegou a necessitar de hemodiálise. A sensação agora é de alívio.

“A luta foi grande, principalmente na UTI, onde fiquei bem mal. Agora, só tenho a agradecer, principalmente aqui à equipe. São profissionais altamente dedicados. Além de fazerem o seu serviço, fazem pelo próximo. O paraibano trata o próximo com amor”, disse.

Marcelo Leal chegou a João Pessoa em uma aeronave da Força Aérea Brasileira no dia 17 de janeiro. Já Rodolfo Marinho, no dia 7 de fevereiro. Ambos foram beneficiados por uma ação humanitária coordenada pelo Ministério da Saúde e que também envolveu o Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa federal tem como objetivo atender a alta demanda por internação em Manaus, que foi gerada pelo avanço da pandemia de covid-19. Em todo o País, mais de 200 pacientes foram transferidos para Hospitais Universitários vinculados à Ebserh.

Em nível local, a rede de apoio conta com o suporte da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba, além da Arquidiocese da Paraíba (que providencia a casa de acolhida onde os pacientes curados da covid-19 ficam abrigados até o retorno para o Amazonas). Dos 32 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) assistidos pelo HULW em decorrência de contaminação pelo coronavírus, dois chegaram à Paraíba por contra própria.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Entregador de delivery tem moto roubada por assaltantes armados em João Pessoa

Um entregador de delivery teve sua moto roubada por assaltantes armados nessa segunda-feira (20) no…

21 de maio de 2024

Veja o trecho da BR-230 que terá na manhã de hoje interdição parcial

A BR-230 no Km 19, nas imediações do Castelo Branco, no sentido João Pessoa-Cabedelo sofrerá…

21 de maio de 2024

Júri popular absolve acusado de assassinar de lutador de MMA na cidade de Cabedelo

O júri popular absolveu ontem (20), na cidade de Cabedelo, Igor Matheus Feitosa Lopes, um…

21 de maio de 2024

Adolescente é encontrado morto no Alto do Mateus com bilhete ao lado do corpo: “X9”

Nessa segunda-feira (20), um adolescente de 17 anos foi encontrado morto no bairro Alto do…

21 de maio de 2024

Polícia Civil deflagra operação e apreende armas, munições e drogas, na cidade do Conde

Agentes da Polícia Civil deflagraram na manhã desta terça-feira (21), uma operação na cidade de…

21 de maio de 2024

Polícia Civil apreende mais de dois mil itens de produtos falsificados em Campina Grande

A Polícia Civil da Paraíba realizou a apreensão de mais de dois mil itens de…

21 de maio de 2024