Categorias: Saúde

HULW começa a imunizar profissionais contra a covid-19

PUBLICIDADE

O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Ebserh, deu início nesta quarta-feira (20) à Campanha Nacional de Imunização contra a covid-19 para os profissionais que atuam na unidade hospitalar. A primeira etapa vai contemplar profissionais de saúde, com prioridade para os que atuam na assistência a pacientes com covid-19. A expectativa é de que os cerca de 2,5 mil funcionários sejam vacinados de acordo com disponibilização das doses e conforme agenda programada pela instituição.

A primeira imunizada foi a técnica de enfermagem Luzinete Fernandes Morais, de 63 anos, que trabalha no HULW há quase 40 anos. Atualmente, a colaboradora está atuando na Unidade de Doenças Infectoparasitárias (DIP) e trava diariamente uma batalha contra a doença. “Este momento é muito gratificante. Todo mundo está bastante apreensivo com essa pandemia. Espero que, com essa vacina, possamos trabalhar mais sossegados”, relatou.

A logística de vacinação foi montada pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, que alocou servidores para atender à demanda do HULW e disponibilizou no primeiro dia de vacinação um total de mil doses. A vacinação no Hospital Lauro Wanderley está prevista para acontecer também nesta quinta-feira, dia 21, no horário das 9 às 15 horas e das 18 às 22 horas.

“Estamos começando a vacinação hoje (dia 20). De início, iremos vacinar por áreas críticas, como ala covid-19, UTI covid-19 e demais profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus”, enfatizou o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, que vem acompanhando todo o processo de imunização dos funcionários do hospital.

Quando soube do início da vacinação no Lauro Wanderley, o cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre, que atua na Unidade de Terapia Intensiva e já precisou operar pacientes com covid-19, ficou na expectativa. O médico, de 57 anos de idade (dos quais 25 são destinados ao trabalho na instituição), chegou na fila às 6 horas da manhã da quarta. “Estou aqui desde cedo porque quero me vacinar logo. A expectativa é que, em breve, possamos voltar ao normal. No entanto, é importante que a gente siga mantendo os cuidados como uso de máscara e distanciamento social”, disse.

A aplicação da CoronaVac ocorre em duas doses, sendo a segunda entre 14 e 28 dias após a aplicação da primeira. Entre as recomendações ao público-alvo da vacinação estão que pessoas que testaram positivo para covid-19 devem aguardar 30 dias após o resultado do exame RT-PCR. Também é orientado que aqueles que apresentarem sintomas gripais ou febre devem adiar a vacinação.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024