Categorias: Saúde

Gripe: Saúde Estadual prepara campanha

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por intermédio de sua Secretaria de Saúde, estará realizando no próximo dia 25 de abril a campanha estadual de vacinação contra a gripe. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está ultimando os preparativos para a campanha que quer vacinar mais de 300 mil pessoas com 60 anos ou mais na Paraíba.

O chefe do Núcleo de Imunização da SES, Walter Albuquerque, explica que a meta é vacinar pouco mais de 307 mil idosos em todo o Estado, ou seja, 80% das pessoas na faixa etária de 60 anos e mais. Para tanto, serão disponibilizadas cerca de 400 mil doses da vacina, cuja distribuição será realizada junto aos municípios através das gerências regionais de saúde.

Este ano, a mobilização contra a gripe contará com a participação de 8.620 profissionais que estarão de plantão em 2.723 postos de trabalho. O objetivo da campanha é reduzir o índice de morbi-mortalidade e as internações na população a partir dos 60 anos.

A gripe ainda é um dos processos infecciosos de maior morbi-mortalidade no mundo, e os idosos são alvo de sérias complicações dessa vilã, tais como: pneumonias, exacerbação de doença pulmonar (efizema, entre outras) ou cardíaca crônica que poderão ocasionar o óbito.

O secretário estadual de Saúde, José Maria de França, lembra a população que além da vacina contra a Influenza (gripe), o Governo do Estado também disponibilizará as vacinas DT (difteria e tétano) e a Pneumocócica (contra 23 tipos de bactérias que provocam a pneumonia). Esta última será aplicada especialmente nas pessoas idosas que estejam em casas de repouso, asilos ou hospitais.

Saiba mais
A gripe é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, do trato respiratório. É causada pelo vírus da Influenza, transmitida de pessoa a pessoa, através das vias aéreas superiores, por gotículas que saem no ato da fala, espirros ou ao tossir. Geralmente provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal estar.

As epidemias de gripe são mais freqüentes entre os meses de maio e setembro. Como se alastram rapidamente, as medidas de contenção costumam ser insuficientes. O método mais eficiente para evitar a doença e principalmente suas complicações ainda é a vacinação.

Para o ato da vacinação, os idosos devem levar o cartão de vacina a fim de atualizá-lo. A única contra-indicação é para as pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha. Em caso de dúvida, a população deverá procurar a Secretaria Estadual de Saúde na avenida Pedro II na capital, ou ligar para os seguintes telefones: 3218.7383, 3218.7388 ou 3218.7458.
 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024