Categorias: Saúde

Secretário Fábio Rocha diz que vai negociar decreto mais flexível

PUBLICIDADE

Com a proximidade do fim do atual decreto estadual com medidas restritivas para a Paraíba, com termino para o dia 18 de junho, o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, concedeu entrevista nesta quarta-feira (16), onde, destacou que, a prefeitura de João Pessoa vai tentar adotar medidas mais flexíveis do que disciplinam o Plano Novo Normal, já que disse que a situação da capital não é para ‘bandeira laranja’.

“Como o prefeito, está virando um expert em vacinação, estamos com as equipes prontas para continuar vacinando, com a chegada de novas doses. De pendendo do quantitativo faremos a vacinação com pessoas de 48 anos ou mais, mas a previsão é que continuemos com 50 porque é um grupo muito grande” disse o secretário destacando que a PMJP está rastreando a origem da nova variante Alpha da Covid, que chegou a capital, num jovem de 19 anos.

“A partir de amanhã (17) vamos, em parceria com a prefeitura de Bayeux fazer a testagem das pessoas no Aeroporto Castro Pinto e isso será feito de amanhã, até o final do mês”, comentou Fábio, afirmando também que a nível mundial a carência de vacinas se dá por interesse de uma indústria farmacêutica que cobra bilhões, dos governos pelas doses e que enquanto não chega em massa as vacinas a maior segurança da população se dá pelo uso de máscaras.

A nova avaliação do Plano Novo Normal da Paraíba divulgada no sábado (12) manteve não apenas João Pessoa, como toda a região em restrição laranja, que exige mobilidade bem restrita. Fábio Rocha, no entanto, disse que tem índices que mostram o contrário e vai levar esses dados para tentar junto à equipe do governo negociar que o decreto municipal seja mais adequado à realidade da capital.

“Estamos com a ocupação hospitalar abaixo de 70%, baixa demanda nas UPAS, e o RT menor que 1,00”, pontuou o secretário.

Na classificação do Novo Normal, João Pessoa aparece com 76% de taxa de ocupação e não há informações sobre o índice de transmissibilidade da Covid-19, o chamado RT.

De todo modo, essa tentativa de diálogo pode impedir nova batalha judicial como a travada no decreto municipal atualmente em vigor que, após recursos no Tribunal de Justiça da Paraíba, acabou com parte de vitória para o estado, que conseguiu manter o horários de bares e restaurantes até às 16h, e parte para o município, que conseguiu manter as academias de ginásticas abertas durante a semana. Dia 19, sábado, começam a valer novas normas (ou as mesmas) para os 15 dias subsequentes. O momento é de esperar o posicionamento dos gestores para as festas juninas.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024