Categorias: Saúde

Estado registra redução de 20% em casos de meningite

PUBLICIDADE

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), notificou, nos primeiros cinco meses do ano, 75 casos suspeitos de meningite na Paraíba. Destes, 20 foram confirmados, o que caracteriza uma redução de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 25 casos da doença. As maiores ocorrências foram registradas em João Pessoa (6), Campina Grande (2) e Boqueirão (2).

 

Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES, Talita Tavares, os casos estão ocorrendo de forma isolada, em diferentes cidades e não há indicação de vacinação de bloqueio, segundo os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). “Na maioria dos casos, foi identificado que o agente causador da doença não foi o meningococo, e sim outras bactérias”, enfatizou.

 

Talita explicou que notificar uma doença de interesse público não remete diretamente a surto ou a uma situação de epidemia, para nenhuma doença. “A notificação sinaliza que a rede de serviços de saúde está vigilante, possibilitando, através da investigação epidemiológica do caso notificado, a confirmação ou não da ocorrência da doença naquele território”, disse, lembrando que todos os casos devem ser notificados pelos municípios na semana de ocorrência da suspeita, para o desenvolvimento das ações necessárias. Segundo ela, no momento não há alteração no diagrama de controle para a doença em nenhum município.

 

A meningite – É uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro, e pode ser viral ou bacteriana. A bacteriana, também conhecida como meningite meningocócica, é a forma mais agressiva da doença. Se for a causada por bactéria, o tratamento é com antibiótico, mas só depois de diagnóstico através de exame, feito por punção na coluna lombar, retirando uma amostra do líquido cefalorraquidiano (LCR) para análise. Se for confirmado, o caso tem que ser informado à Secretaria de Saúde Municipal, por ser de notificação compulsória, então, é feita uma investigação para identificar os familiares e pessoas próximas ao paciente e fazer uma quimioprofilaxia para evitar a propagação da doença, contagiosa através de contato com a saliva do paciente.

 

A meningite viral é causada por vírus que costumam se manifestar no verão e afetar, principalmente, jovens a partir dos 15 anos. Este tipo é menos grave e desenvolve sintomas parecidos com os da gripe, como febre, mal-estar e dores no corpo. Sintomas que, se tratados corretamente, podem desaparecer em 10 dias. A transmissão é feita por contato direto com secreções de pessoas infectadas.

 

Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador, através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos que cria, através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo, portanto, resistência à doença. As crianças de seis meses a um ano são as mais vulneráveis ao meningococo porque, geralmente, ainda não desenvolveram anticorpos para combatê-la. É uma doença grave e é importante estar alerta para os sinais e sintomas porque, se diagnosticada e tratada imediatamente, pode ser curada sem deixar sequelas para o doente.

 

Sinais e sintomas – Febre alta, dor de cabeça forte, vômitos (nem sempre, inicialmente), rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça), manchas vinhosas na pele, estado de desânimo, moleza. Nos bebês, pode-se também observar moleira tensa ou elevada, gemido quando tocado, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com movimentos involuntários, ou corpo “mole”, largado.

 

Tratamento – Pode ser realizado em qualquer hospital que tenha Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os hospitais referência no tratamento da meningite na Paraíba são: Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) e Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, além do Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande.

 

Prevenção – A vacina contra Meningococo C está atualmente disponível na rede pública para crianças com menos de um ano (doses aos 3, 5 e 15 meses), pois faz parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança, do Ministério da Saúde. A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B também protege contra a meningite e faz parte do calendário.

 

De acordo com a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), as Vigilâncias Municipais de Saúde devem orientar a população sobre a prevenção e notificar, imediatamente, à SES, sobre a ocorrência de qualquer caso suspeito de meningite. Para isso, foi disponibilizado o telefone 8828-2522 (plantão 24 horas).

 

A SES faz o monitoramento constante de ocorrências das doenças de notificação compulsória (obrigatória). Quando alguma delas sai do que é considerado padrão de normalidade, a SES faz orientações aos municípios, envia notas técnicas, além de capacitar profissionais e fazer orientações de vigilância.

 

Para maiores informações e esclarecimentos, entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) (83-8828-2522) ou Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (83-3218-7331).



Redação com Secom

Últimas notícias

MP denuncia 32 integrantes de facção criminosa responsável por onda de homicídios em Patos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou 32 pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa…

20 de fevereiro de 2026

Pastor Sérgio Queiroz comenta representação dos evangélicos no desfile da Acadêmicos de Niterói: “Quebrantai-vos”

Com a repercussão negativa envolvendo o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que…

20 de fevereiro de 2026

Campina Grande: linhas 020 e 263 terão desvio temporário por obras de esgotamento em Bodocongó

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) informa que a partir…

20 de fevereiro de 2026

Paraibana que sobreviveu a acidente mobiliza o país, Richarlison impulsiona doações e jovem está perto da meta por próteses

Ela sobreviveu a uma tragédia. Esteve entre a vida e a morte. Renasceu de novo.…

20 de fevereiro de 2026

Hugo mantém Derrite à frente do PL Antifacção que integra o pacote de segurança do governo Lula

Em entrevista à imprensa na noite de ontem (19), o presidente da Câmara dos Deputados,…

20 de fevereiro de 2026

PRF recupera em Campina Grande veículo roubado e com sinais de identificação adulterados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou, na tarde da última quinta-feira (19), a…

20 de fevereiro de 2026