Categorias: Saúde

Em 2012: 75 mil paraibanos devem contrair dengue

PUBLICIDADE

 A portaria 2557/2011 do Ministério da Saúde, informa que a expectativa é que 2% da população do Estado sejam acometidos de dengue em 2012, o equivalente a 75.331 pessoas. Para evitar que isso aconteça, a Secretaria de Estado de Saúde elaborou o Plano Estadual de combate a doença. O documento foi aprovado esta semana pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O Plano e traz um panorama da estrutura do Estado – hospitais, laboratórios e núcleos de saúde – e as ações que serão desenvolvidas e tem como objetivo reduzir as vulnerabilidades para possível epidemia por dengue na Paraíba durante o ano que vem.

Durante a apresentação do plano foi solicitado ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) que intensifiquem os trabalhos educativos e preventivos contra a dengue. De acordo com a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Bernadete Moreira de Moura, algumas ações do plano já estão sendo executadas a exemplo do trabalho educativo e preventivo que vem sendo executado com alunos de escolas publicas de todo o Estado.

“ É importante destacar que o plano de contingência foi elaborado pelo Estado para todos os municípios, independente se eles são prioritários ou se vão receber o incentivo do governo federal para intensificar as ações de combate a doença. O plano é uma medida para reduzir o número de casos a partir da última semana de dezembro, quando é verificado, todos os anos, aumento no número de notificações”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), Júlia Vaz.

Entre as ações estão a realização de ações de mobilização da população e de controle vetorial em parceria com a Defesa Civil do Estado e Corpo de Bombeiros quando o perfil epidemiológico apontar a necessidade ou quando solicitado pelas SMS, de janeiro a agosto do ano que vem; a realização da virologia para dengue no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Estado; Adquirir capas de tonéis para distribuir com municípios que necessitam de armazenamento de água para o consumo humano e o monitoramento da circulação viral com análise de, no mínimo, cinco amostras por Gerência Regional de Saúde (GRS), além de várias outras. Durante a apresentação do plano ainda poderão ser acrescentadas mais ações.
 

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

No Marizão, Sousa conquista primeira vitória na Série D do Brasileirão

Precisando conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Sousa entrou em campo na tarde…

12 de maio de 2024

Paraíba inicia semana com mais de 460 oportunidades de trabalho em 11 municípios; saiba quais

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (13), disponibiliza 461…

12 de maio de 2024

MENINGITE: adolescente internada com suspeita da doença morre em Campina Grande; PB já registrou 18 casos em 2024

Morreu no Hospital de Trauma de Campina Grande a adolescente de 12 anos que internada…

12 de maio de 2024

Treze goleia fora de casa e se mantém invicto na Serie D do Brasileirão

Ainda sem perder na Série D do Campeonato Brasileiro, o Treze foi ao Ceará na…

12 de maio de 2024

Veículo sai da pista, capota e motorista morre em acidente no Sertão

Um grave acidente registrado neste domingo deixou um homem morto após o veículo que ele…

12 de maio de 2024

Polícia prende homem portando espingarda calibre 12 em bairro da Zona Sul da Capital

Na madrugada deste domingo (12), equipes da Força Tática do 5° BPM realizaram a prisão…

12 de maio de 2024