Categorias: Saúde

‘Efeito bumerangue’ nos casos de covid-19 deve ocorrer na Paraíba, afirma coordenador do Consórcio Nordeste

PUBLICIDADE

Um alerta dado neste final de semana pelo Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste causa preocupação aos paraibanos é que a Paraíba segundo este comitê poderá sofrer, nos próximos dias ou semanas, o efeito bumerangue nos casos de covid-19, caso não tome as medidas adequadas de segurança. Vale ressaltar que várias cidades estão formulando decretos para a reabertura gradual do comércio.

De acordo com os membros do comitê, esse efeito bumerangue se dá a incidência maior de pacientes do interior do Estado pode sobrecarregar os leitos da capital. O assunto foi discutido durante uma transmissão ao vivo realizada ontem com os coordenadores do Comitê Científico, Miguel Nicolelis e Sérgio Rezende, à imprensa.

Os dados observados pelo comitê apontam que a interiorização da pandemia atingiu todo o Estado, bem como múltiplas regiões interioranas, mostrando, no dia 29 de junho, que as cinco cidades com maiores picos da doença foram Sousa, Patos, Conde, Cajazeiras e Alagoa Grande.

Para evitar o efeito bumerangue na Paraíba, o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus recomenda a adoção de algumas medidas de segurança que discipline o trânsito de pessoas. “A malha rodoviária foi um grande motivador desse processo de interiorização no Nordeste. A recomendação é que a Paraíba invista em ações como barreiras sanitárias e um rodízio de veículos particulares e ônibus intermunicipais”, disse o coordenador do consorcio o neurocientista e professor Miguel Nicolelis. Ele acrescentou que o rodízio de veículos foi feito na China com muito sucesso.

Outra medida apontada seria a implantação da barreira sanitária em trechos das rodovias que ligam João Pessoa a Recife e João Pessoa a Natal. O Boletin nº 9 do Comitê mostrou que a Paraíba poderia também considerar a possibilidade de instituir um fechamento temporário – alguns dias de cada semana – de suas fronteiras com os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, para minimizar o fluxo de novos casos para João Pessoa e outras partes do Estado.

O documento ainda sugere que a Paraíba precisa criar Brigadas Emergenciais de Saúde por todo o Estado, acoplando-as aos dados fornecidos pelo aplicativo Monitora Covid-19, para impor uma estratégia eficaz para a quebra da taxa de reprodução do coronavírus tanto no interior como na sua capital.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024