Categorias: Saúde

Doença desconhecida assusta moradores de MG e causa primeira morte

PUBLICIDADE

Oito casos suspeitos ainda são investigados. Sintomas incluem dor gastrointestinal, enjoos e alterações neurológicas, como perda de visão

Uma doença desconhecida até o momento assusta os moradores de Minas Gerais, onde oito casos suspeitos são investigados pelo estado. Os pacientes apresentam problemas gastrointestinais – como náuseas, vômitos e dor abdominal -, insuficiência renal aguda e alterações neurológicas – com paralisias e dificuldades na visão.

Seis casos foram em Belo Horizonte, um em Nova Lima e outro na cidade de Ubá, no interior do estado. Todos os pacientes são homens, com idade entre 23 e 76 anos. O primeiro caso foi registrado em 19 de dezembro, sendo que um dos pacientes, de 55 anos, morreu na terça-feira 7 em Juiz de Fora, onde estava internado.

De acordo com a Secretaria de Saúde de MG, exames foram realizados pela Fundação Ezequiel Dias, que abriga o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, e ainda não há resultados conclusivos. Em entrevista ao jornal Estado de Minas, o subsecretário de Vigilância em Saúde do estado, Dario Ramalho, informou que os agentes de saúde investigam se uma possível intoxicação por etanol poderia causar o quadro clínico dos pacientes.

“Todos [os pacientes] com insuficiência renal aguda de rápida evolução (até 72 horas) e alterações neurológicas centrais e periféricas.”, diz a nota da secretaria estadual.

“Devem ser notificados os casos ocorridos a partir de primeiro de dezembro de 2019, que iniciaram com sintomas gastrointestinais (náusea e/ou vômito e/ ou dor abdominal) associados à insuficiência renal aguda grave de evolução rápida (até 72 horas) seguida de uma ou mais alterações neurológicas: paralisia facial, borramento visual, amaurose, alteração de sensório e paralisia descendente.”, informou a Secretaria.

O órgão ainda disse que uma força tarefa foi constituída com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e o Ministério da Saúde. A primeira reunião foi realizada na quarta-feira 8 para alinhar informações e dados colhidos e definir os trabalhos.

A Secretaria de Saúde de BH investiga os aspectos clínicos, epidemiológicos e sanitários da doença. Além disso, fiscais sanitários agem na coleta de alimentos e demais produtos, para análise laboratorial, além de vistorias nos locais de aquisição desses produtos.

A Polícia Civil de Minas Gerais está verificando indícios de crime relacionado a doença desconhecida. Até o momento, amostras de bebidas foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística para serem examinadas. O governo do estado pede que novos casos sejam comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

Por sua vez, o Ministério da Saúde disse que uma equipe especializada em epidemiologia foi enviada a Belo Horizonte terça-feira. Os profissionais colaboram na investigação e no diagnóstico dos casos.

*Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF defere a favor do Governo do Estado em ação sobre mudanças nas emendas na ALPB

Uma decisão ontem (16), do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu…

17 de maio de 2024

Júri popular condena irmãos por feminicídio e ocultação de cadáver de jovem na cidade de Pedras de Fogo

Em decisão da justiça paraibana, por meio de júri popular, foram condenadora na noite de…

17 de maio de 2024

Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024

Presidente do PSDB/PB reconhece que Romero ainda é o principal cabo eleitoral de CG

Na tarde desta quarta-feira (15), o deputado estadual Fábio Ramalho reconheceu em uma entrevista ao…

16 de maio de 2024

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi em Itapororoca e leva melhoria ao tráfego na região

O governador também inspecionou obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura…

16 de maio de 2024