Categorias: Saúde

Covid-19: João diz que Bruno precisa parar de olhar para o próprio umbigo

PUBLICIDADE

“Não é olhando para o próprio umbigo que ele vai enfrentar essa questão da pandemia”. Essa foi uma das declarações feitas pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) nesta terça-feira (09), ao Bom dia Paraíba, ao rechaçar a forma como  prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) vem lidando com a pandemia do coronavírus.

Segundo o governador, o prefeito, ao analisar o cenário, não pode fazer uma análise apenas da cidade. “Contratualmente Campina tem que prestar serviço para 70 municípios, porque recebe recursos para isso, não é favor do prefeito. Então ele não pode se limitar a fazer uma análise apenas de Campina Grande. A região toda depende dos leitos de UTI que têm em Campina”, lembrou.

João ainda acrescentou que Bruno foi inconsequente em suas críticas e falas sobre a situação de Campina diante do novo coronavírus, além de apresentar dados errados.

“Foi uma fala inconsequente, baseada em números errados, números que não são verdadeiros. Citou que João Pessoa estaria reduzindo leitos, que João Pessoa teria reduzido leitos, estaria com 75 leitos. Na verdade, João Pessoa tem 212 leitos de UTI, mas do que tinha na época de pico da pandemia, que era de 192 leitos. Infelizmente, esse tipo de declaração, imaginar que nós vamos enfrentar essa situação sem a união de todos, é muito difícil”, rebateu o governador.

Ausência de regulação

Conforme os dados apresentados pelo governador, mesmo no atual cenário em que a pandemia avança por todo estado, a cidade de Campina Grande não permite que se faça regulação dos leitos, como se faz. Atualmente, o município é o único do estado que faz sua própria regulação.

“Eu espero que o prefeito reveja essa situação, entenda claramente que a situação de pandemia, eu sei que ele tá assumindo agora, só tem dois meses de governo, não viveu o que foi o ano passado essa pandemia e eu espero que ele reveja a situação, essa posição de Campina Grande. Primeiro, que não há penalização de Campina. Ele tem que entender o papel importante que Campina tem para preservar a vida de muitas pessoas que moram em setenta municípios. Não é olhando para o próprio umbigo que ele vai enfrentar essa questão da pandemia”, concluiu.

Conta não bate

Apesar da abertura de novos leitos feitas pelo governo no Hospital de Clínicas, destacou, o hospital vive com quase 100% da sua ocupação e o Hospital Municipal vive com 50% da sua ocupação.

“Tem alguma coisa aí que não bate. É isso que nós precisamos entender. Nós precisamos de união, precisamos juntar todos os esforços para que a gente possa distribuir os leitos por cada paraibano, seja ele de onde for, do Sertão, do Cariri, do Agreste, não interessa. Onde tiver um leito de UTI e tiver alguém precisando, alguém vai ter que ser transportado para esse local onde esse leito existir”, afirmou o governador.

 

PB Agora

 

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024