Categorias: Saúde

Beleza sem padrão em tempos de Covid-19: aceitação é a chave para o bem-estar

PUBLICIDADE

Resgatar a autoestima, priorizando o bem-estar do corpo e a beleza natural, ainda é um desafio contemporâneo, mas te se ampliado nesses tempos de pandemia devido ao novo coronavírus – onde há a cultuação e veneração às formas físicas perfeitas. Historicamente, isso está ligado ao fato de como ocupamos os espaços. Em registros da Idade Média, os homens poderiam estar visíveis no espaço enquanto os corpos das mulheres ficavam restritos. “Toda mulher que é muito grande incomoda, seja ela gorda ou musculosa. Então, o espaço para o corpo da mulher ocupar é próximo ao invisível”, ressalta a nutricionista comportamental Sophia Andrade.

Segundo a doutoranda em comunicação Ligia Coeli, esse processo de estigmatização por padrões e costumes a serem seguidos por anos, onde as mulheres travam lutas diárias pela libertação do que as reduzem e as colocam em posição de vulnerabilidade dentro da sociedade vem mudando talvez forçado pela pandemia, onde as mulheres vem assumindo o controle do próprio corpo.

Neste período de quarentena por exemplo,, Ligia decidiu assumir os cachos que alisados há anos. “Foi o que eu senti mais fortemente, especialmente com o cabelo. Passei mais de dez anos usando química (progressiva, alisamento) e quando vi os primeiros cachos aparecendo, eu achei bonito e fiquei me perguntando por qual motivo eu passei esse tempo todo negando meu cabelo. Cresci ouvindo que cabelo cacheado era ruim, feio e ‘difícil de cuidar’. Nem sequer me lembrava como era o meu cabelo e parei para pensar no quanto isso é violento”, declarou.

“Entendo que muitas mulheres, por sofrerem muito com condicionamentos sociais e pressões de todos os tipos se encontram numa situação no mínimo incômoda. Já era incômodo antes da pandemia, acho que o isolamento só jogou mais luz ao tema. A ‘saída para o salão’ é também um processo de socialização (para quem gosta), um ‘tempo para si’. Tento entender a vaidade ‘estética’ como o cuidado de si. Gosto de estar com a unha feita, banho tomado, cabelo arrumado ou usar hidratantes mas quando essas necessidades começam a virar motivo de estresse, frustração, algo que ultrapasse o meu orçamento financeiro ou que me ponha em dúvida quanto à minha aparência, começo a acender o alerta de pensar “espera aí, é por mim ou pelos outros que tô fazendo isso?”. Não vejo a menor necessidade de sair de casa agora para fazer a unha, dar uma escova no cabelo ou fazer uma hidratação capilar”, ressaltou Ligia Coeli.

Neste mesmo sentido Laianna Janu, militante feminista, destacou: “É importante observar o que está acontecendo agora de uma maneira geral porque a mulher não pode estar no espaço do salão e se permite viver uma experiência muito nova de ver os pelos crescerem, o cabelo branco aparecendo… e a partir desse processo, estamos vendo que estar em um salão de beleza não é tão necessário assim. Como corpos políticos, nós somos socializadas de uma maneira muito diferente. Então acaba que um gênero pode e o outro não pode”, disse.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Diego Tavares afirma que é natural postulação de Daniella Ribeiro para reeleição ao Senado, mas que debate só será feito após 2024

Diego Tavares, Secretário de Gestão Governamental e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, afirmou…

30 de abril de 2024

Galdino volta a alimentar rumores sobre suceder João Azevêdo em 2026 e brinca: “Tenho vontade, só não tenho os votos”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, falou sobre as especulações que…

30 de abril de 2024

Veneziano consegue articular votação e Senado autoriza operação de crédito de US$ 52 milhões para Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) conseguiu garantir uma grande…

30 de abril de 2024

Fim do período educativo: novos radares passam a multar a partir desta 4ª em JP

O período educativo dos novos radares instalados nas ruas e avenidas da Capital pela Superintendência…

30 de abril de 2024

Veneziano inspeciona 2º viaduto da duplicação da BR 230, em CG

Senador destacou a celeridade da obra graças a “projeto bem feito e verba garantida O…

30 de abril de 2024

Movimento ‘Esgotei’ organiza manifestação e denuncia lançamento de esgoto no mar da Grande JP

O movimento “Esgotei”, responsável por denunciar o lançamento de esgoto no mar de várias praias…

30 de abril de 2024