Categorias: Saúde

Apesar de melhorias, CRM-PB constata falta de materiais e medicamentos no Trauminha

PUBLICIDADE

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou, no dia 27 de abril, o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcisio Burity (Ortotrauma de Mangabeira). Apesar de constatar melhorias na unidade de saúde após a vistoria realizada no dia 24 de agosto de 2020 que culminou na interdição ética do serviço, a equipe de fiscalização do CRM-PB identificou inconformidades, como a falta de materiais básicos (luvas cirúrgicas e fios de sutura) e medicamentos, além de danos na estrutura do prédio que comprometem o exercício da medicina e o ambiente de trabalho.

Apresentado e aprovado na reunião de diretoria do CRM-PB no último dia 3 de maio, o relatório aponta que o baixo estoque de insumos provocou a suspensão de cirurgias de relativa urgência por falta de materiais. “Encaminhamos do cópias do relatório da fiscalização para a Secretaria Municipal de Saúde e Direção Técnica da unidade e solicitamos um cronograma para providências imediatas de reabastecimento de insumos em até 7 dias corridos”, disse o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.

A vistoria identificou que a passarela de interligação dos blocos continua interditada por recomendação anterior do CRM-PB. “Verificamos que o hospital está passando por várias reformas em pontos críticos já apontados pelo Conselho para garantir o exercício seguro do ato médico. Alguns setores estão com as obras quase finalizadas”, destacou o diretor.

Na Unidade Ortotrauma, foi constatado que a ala de enfermaria da clínica médica está em reforma. No repouso médico (ortopedia/bucomaxilofacia), não há lençóis, tem infiltrações, vaso sanitário com defeito e frigobar enferrujado. Já no repouso médico da cirurgia geral, os colchões estão com cobertura rasgadas e há infiltração no teto.

Conforme o relatório, o Bloco Cirúrgico tem três salas em atividade, com equipamentos em geral disponíveis, mas não disponibiliza gorros ou tocas descartáveis e está com a porta da cabine do sanitário quebrada. O consultório cirúrgico do pronto-atendimento está interditado devido infiltrações. Já o setor de Raio X dispõe de películas e de equipamento digital novo, porém dependendo de instalação e disponibilização de terminais nos consultórios.

Na Unidade Humberto Nóbrega, foi identificado que o bloco cirúrgico está com as atividades suspensas por causa de uma reforma. Na farmácia, a equipe constatou a indisponibilidade de diversos medicamentos, como antibióticos e anestésicos, além de materiais como cateter, sondas, entre outros.

A vistoria foi realizada pelo diretor do Fiscalização e o médico fiscal, Márnio Solermann Silva Costa, para apurar denúncias sobre a falta de materiais para realização de cirurgias e a suspensão dos procedimentos.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024