Categorias: Saúde

Anestesiologistas vão parar em dois hospitais

PUBLICIDADE

Os anestesiologistas que atendem nos Hospitais Napoleão Laureano e no São Vicente de Paulo irão suspender suas atividades, a partir desta segunda-feira (27), tendo em vista o fim do repasse por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dos recursos para o pagamento dos procedimentos realizados pelos médicos nas duas instituições. De acordo com o presidente da Cooperativa dos Anestesiologistas da Paraíba (Coopanest/PB), Ronivaldo Barros, com a decisão, cerca de 250 cirurgias eletivas do SUS deixarão de ser realizadas por mês.

Ele explicou que há cerca de um ano meio foi firmado um pacto entre as Secretarias Municipal e Estadual e os dois hospitais para garantir a continuidade das cirurgias, já que os valores pagos pela tabela do SUS estão defasados. Ronivaldo disse que a SMS argumenta que o fim do repasse foi motivado pelo não cumprimento do pacto pela Secretaria Estadual de Saúde. “O não cumprimento do que foi pactuado vai prejudicar a realização das cirurgias eletivas oncológicas, vasculares e neurológicas”, disse o presidente da Coopanest/PB.

Ronivaldo Barros ainda acrescentou que os dois hospitais apresentam uma grande demanda de procedimentos e que seria necessário aumentar o número de profissionais para atender às necessidades da população. “Mas o que está acontecendo é exatamente o contrário. Com o fim do repasse dos recursos, não há como continuar prestando o serviço nos hospitais”, destacou.

O presidente da Coopanest/PB esclareceu que as cirurgias de urgência e emergência continuarão sendo realizadas. “As eletivas serão suspensas e não há outros hospitais que atendam a essa demanda específica. Só no Napoleão Laureano, são feitos cerca de 150 procedimentos cirúrgicos por mês. Já no São Vicente de Paulo, há uma média de 100.”, ressaltou o médico.

De acordo com Ronivaldo Barros, os hospitais não têm como arcar com as despesas por isso não há com as instituições garantirem o pagamento dos profissionais.

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024