Categorias: Saúde

Alencar poderá ter alta em até dez dias, afirmam médicos

PUBLICIDADE

O vice-presidente da República, José Alencar, pode ter alta em até dez dias, informou a equipe médica que o atende no hospital Sírio-Libanês.

Alencar foi submetido ontem a uma cirurgia, classificada como de alto risco pelos médicos, para desobstrução do intestino.

Em coletiva na manhã deste domingo, o cirurgião Raul Cutait detalhou o procedimento a que o vice-presidente foi submetido.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

Foram retirados dois nódulos e 20 centímetros do intestino delgado de José Alencar. O vice foi internado na última terça-feira com quadro de suboclusão intestinal (obstrução do órgão).

A equipe médica confirmou que ao final da cirurgia, de cerca de cinco horas, o paciente sofreu uma arritmia cardíaca, que foi contornada e não teve “grandes intercorrências”.

Em sua última internação, Alencar sofreu um infarto agudo do miocárdio. Por isso, haverá um acompanhamento especial da situação cardiológica do vice-presidente, já que os medicamentos aplicados após a cirurgia causam reações no coração.

Segundo a equipe médica, Alencar está lúcido e, pela manhã, mostrou boa disposição. “A coletiva atrasou porque ele estava contando piadas lá em cima”, disse Cutait.

Os médicos afirmaram que pretendem retomar o tratamento de quimioterapia “o mais rápido possível”.

O vice-presidente luta contra um câncer na região do abdome há 15 anos. Há quatro ele trava uma batalha contra um sarcoma no intestino.

“Existem vários tumores na região. Esse [sarcoma] é um tipo de tumor que não nos permite tirar tudo. Não ficamos procurando [mais nódulos] para não prolongar a cirurgia. O procedimento foi feito para tratar os sintomas agudos da obstrução e o sangramento no intestino”, explicou Cutait, após a coletiva.

Foram retirados o nódulo principal e um segundo, para reverter a obstrução.

O vice-presidente se recupera na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Cardiológica do Sírio-Libanês e deve ser transferido para uma unidade de terapia semi-intensiva até terça-feira, de acordo com previsão do cardiologia Roberto Kalil Filho.

À imprensa os médicos reforçaram a complexidade da cirurgia feita ontem.

Na tentativa de evitar o procedimento, a equipe médica tentou reverter a obstrução do intestino com medicamentos em internação anterior. Sem sucesso, não teve outra opção senão a cirurgia.

LULA

O presidente Lula foi informado sobre o quadro de Alencar ainda ontem, logo após a cirurgia. “Eu liguei para ele para informá-lo. O presidente disse que quer descer a rampa com José Alencar [quando entregar o cargo a Dilma Rousseff, em janeiro] e se depender de nós ele vai fazer isso”, afirmou Cutait.

 

 

Folha

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024