A Paraíba o tempo todo  |

Alencar poderá ter alta em até dez dias, afirmam médicos

O vice-presidente da República, José Alencar, pode ter alta em até dez dias, informou a equipe médica que o atende no hospital Sírio-Libanês.

Alencar foi submetido ontem a uma cirurgia, classificada como de alto risco pelos médicos, para desobstrução do intestino.

Em coletiva na manhã deste domingo, o cirurgião Raul Cutait detalhou o procedimento a que o vice-presidente foi submetido.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

Foram retirados dois nódulos e 20 centímetros do intestino delgado de José Alencar. O vice foi internado na última terça-feira com quadro de suboclusão intestinal (obstrução do órgão).

A equipe médica confirmou que ao final da cirurgia, de cerca de cinco horas, o paciente sofreu uma arritmia cardíaca, que foi contornada e não teve “grandes intercorrências”.

Em sua última internação, Alencar sofreu um infarto agudo do miocárdio. Por isso, haverá um acompanhamento especial da situação cardiológica do vice-presidente, já que os medicamentos aplicados após a cirurgia causam reações no coração.

Segundo a equipe médica, Alencar está lúcido e, pela manhã, mostrou boa disposição. “A coletiva atrasou porque ele estava contando piadas lá em cima”, disse Cutait.

Os médicos afirmaram que pretendem retomar o tratamento de quimioterapia “o mais rápido possível”.

O vice-presidente luta contra um câncer na região do abdome há 15 anos. Há quatro ele trava uma batalha contra um sarcoma no intestino.

“Existem vários tumores na região. Esse [sarcoma] é um tipo de tumor que não nos permite tirar tudo. Não ficamos procurando [mais nódulos] para não prolongar a cirurgia. O procedimento foi feito para tratar os sintomas agudos da obstrução e o sangramento no intestino”, explicou Cutait, após a coletiva.

Foram retirados o nódulo principal e um segundo, para reverter a obstrução.

O vice-presidente se recupera na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Cardiológica do Sírio-Libanês e deve ser transferido para uma unidade de terapia semi-intensiva até terça-feira, de acordo com previsão do cardiologia Roberto Kalil Filho.

À imprensa os médicos reforçaram a complexidade da cirurgia feita ontem.

Na tentativa de evitar o procedimento, a equipe médica tentou reverter a obstrução do intestino com medicamentos em internação anterior. Sem sucesso, não teve outra opção senão a cirurgia.

LULA

O presidente Lula foi informado sobre o quadro de Alencar ainda ontem, logo após a cirurgia. “Eu liguei para ele para informá-lo. O presidente disse que quer descer a rampa com José Alencar [quando entregar o cargo a Dilma Rousseff, em janeiro] e se depender de nós ele vai fazer isso”, afirmou Cutait.

 

 

Folha

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe