Por pbagora.com.br

Retaliação? UPA fechada pela prefeitura de Patos estava só há dez dias em funcionamento

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Otávio Pires de Lacerda, localizada no Campo da Liga, no município de Patos, Sertão d a Paraíba foi terça-feira (03) pela administração do tucano Dinaldinho Wanderley, mas não tem data definitiva para reabrir.

A nova secretária de Saúde do Município justificou que a medida foi tomada devido à falta de materiais e equipamentos necessários para funcionamento da unidade hospitalar. Ela informou ainda que a previsão inicial é de que a UPA deixe de atender durante quarenta e oito horas, a partir desta terça-feira, mas deixou margem para que o prazo possa ser estendido.

O ato acontece no segundo dia do mandato de Dinaldinho à frente do executivo municipal. Na campanha, no entanto, uma das promessas d do tucano foi justamente o contrário – construir e inaugurar duas novas UPAs.

A unidade fechada nesta terça-feira começou a ser construída ainda no governo Nabor Wanderley (PMDB) e foi inaugurada no último dia 22 de dezembro pelo então prefeito interino, Lenildo Morais (PT).

A unidade conta 15 leitos, divididos para em alas feminina, masculina e pediátrica.

Enquanto isto, o PA Maria Marques, no bairro do Jatobá, funcionará durante as vinte e quatro horas de cada dia, mantendo assim a assistência a população da cidade.

Apesar de não ter nem um mês de funcionamento, em nota, a coordenação de Comunicação explicou foram encontradas irregularidades, a exemplo da falta de coleta de lixo hospitalar, da falta de pinças a serem usadas na realização de curativos, da ausência de algumas certidões que autorizam o funcionamento do setor, entre outros.



PB Agora

Notícias relacionadas

Ferramenta criada pelo ‘Vem Pra Rua’ pede o afastamento de Bolsonaro

O Mapa Adeus Bolsonaro é uma ferramenta criada pelo ‘Vem Pra Rua’, que em 2018, apoiou o projeto do atual presidente da República Jair Bolsonaro e que agora por meio…

Comissão da ALPB aprova Política de Saúde Mental para órfãos devido à pandemia

A Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (12), a Política Estadual de Atenção Social e Saúde Mental…