A Paraíba o tempo todo  |

TRE-RJ recalcula votos e vencedor do BBB 5 fica com vaga na Câmara Federal

O recálculo da votação de 18 deputados federais do PTdoB do Rio de Janeiro não atingiu o deputado eleito Jean Wyllys (PSOL) e ainda garantiu a vaga de um membro do partido na Câmara, Cristiano José Rodrigues de Souza. A retotalização de votos retira a vaga de deputado do candidato Paulo Fernando Feijó Torres, do PR. O TRE-RJ concluiu a recontagem nesta sexta-feira, dia 10, por determinação de liminar expedida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marco Aurélio Mello.

A decisão do ministro do TSE determinou que os votos recebidos pelas candidaturas indeferidas, antes considerados nulos, fossem contabilizados como voto de legenda para o PTdoB.

"Diante disso [da decisão do ministro Marco Aurélio], mandei retotalizar os votos, mas apenas em relação a este partido", explicou em nota o presidente da Comissão Apuradora e vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz.

O PSOL, temendo a exclusão de Jean Wyllys, chegou a protestar em nota. "Em nosso entendimento, tal fato não se coaduna com o resultado democrático das urnas. A possibilidade de computar votos de candidatos impugnados ao quociente eleitoral impossibilita a garantia do voto legitimado nas urnas”, registrou o presidente do partido Jefferson Moura.

A expectativa gerada de que o Ex-BBB perdesse a vaga se justifica pelo recálculo feito de forma errada pelo PTdoB. No mandado de segurança impetrado pelo partido, havia a suposição de que Jean seria excluído da Câmara.

Agência O Globo
 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe