Categorias: Política

PTB pede Ministério da Integração, destinado a PMDB, mas Dilma nega

PUBLICIDADE

 Mesmo o Ministério da Integração Nacional estando reservado para o PMDB, outros partidos aliados do Palácio do Planalto também estão cobiçando a pasta cotada para ser assumida pelo senador paraibano Vital do Rêgo.

De acordo com reportagem do Globo desta quarta-feira (27), o PTB que na Paraíba é presidido pelo ex-senador Wilson Santiago, está pressionando a presidente Dilma Rousseff (PT) pelo ministério.

Os "caciques" do partido estariam pressionando Dilma, visto que até agora, o partido ainda não foi contemplado com nenhum dos 39 ministérios. E portanto, quer um cargo de relevância no primeiro escalão do Palácio do Planalto. O nome indicado pelo PTB foi o de Benito Gama, atual vice-presidente de governo do Banco do Brasil. Dilma não fez oposição ao indicado.

Segundo a matéria, em almoço dos senadores do Bloco União e Força com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, nesta terça-feira, o líder do PTB, Gim Argelo (DF), e o senador Fernando Collor (PTB-AL) avisaram que estão na briga pelo cobiçado Ministério da Integração Nacional, devolvido pelo PSB do governador Eduardo Campos em setembro. Segundo relato dos presentes, Gim e Collor foram ensaiados para pedir a pasta. Dilma disse que a reivindicação era justa, mas que outros partidos, como o PMDB, principalmente, são candidatos ao cargo.

No encontro, com senadores do PTB, PR, PRB e PSC, Dilma disse que só depois que voltar das férias de janeiro vai iniciar conversações sobre a reforma, que deve sair até 30 daquele mês.

Ainda segundo a reportagem do Globo, na conversa sob “pressão” os petebistas lembraram a presidente Dilma que os parlamentares do PTB tem sido fiéis nas votações e podendo se equiparar com os outros partidos da base em peso. “Precisamos ter uma representação de verdade no Ministério — disse Gim Argelo, seguido por Collor: — E o ministério que nos serve é o da Integração Nacional — completou o senador.

Na sua fala “filosófica”, Collor fez ainda um alerta sobre a necessidade de a presidente afinar sua relação política com todas as forças do Congresso.
A Integração é o ministério mais desejado. O PMDB, o PP, e o PSD já pediram, e agora o PTB — respondeu Dilma.

Caso a presidente ceda a pressão, a decisão iria se refletir na Paraíba, visto que o ex-senador Wilson Santiago poderia ganhar força para 2014. Santiago aliás, estruturou o partido para as eleições que se aproximam, e não destaca a possibilidade de disputar o mandato de senador. Para isso, já manteve conversações com diferentes correntes políticas da Paraíba, não afastando a possibilidade de apoiar a candidatura do PMDB, ou até mesmo do Palácio da Redenção, o que vai depender da conjuntura política de 2014.

PBAgora com o globo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Responsabilidade social cristã no Pacto de Lausanne

Faz quase cinquenta anos que aconteceu o Congresso Internacional de Evangelização Mundial. Em julho de…

30 de abril de 2024

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível por decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Serviços essenciais funcionam normalmente em JP neste feriado de 1º de maio

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de secretarias e órgãos municipais, garante a manutenção…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Colisão entre caminhões na BR-230 deixa motorista preso às ferragens em Santa Rita

Um grave acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (30) na BR-230, próximo a Santa Rita,…

30 de abril de 2024

Paraíba vai ganhar dezoito novas Unidades Básicas de Saúde; CONFIRA

Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (24) um investimento de R$ 1,1 bilhão para…

30 de abril de 2024