Categorias: Política

Pré-candidato, Bolsonaro visita Maior São João do Mundo e festa em Patos

PUBLICIDADE

Há pouco mais de um mês, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) deu início a uma série de viagens de sua pré-campanha à Presidência da República em cidades do Nordeste. Nesta quinta e sexta-feira (22), Bolsonaro visita as cidades de Campina Grande e Patos, na Paraíba. O parlamentar vai participar do São João nos dois municípios.

Até o fim de junho, o deputado federal deverá visitar sei s dos nove estados da região. Não é coincidência.

Foi no Nordeste que Bolsonaro teve seu pior desempenho em todos os cenários da última pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada. Na região, o deputado teve também seu maior índice de rejeição: 41% dos nordestinos entrevistados pelo instituto disseram que não votariam nele “de jeito nenhum”.

No Nordeste, o deputado federal tem que enfrentar sombra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril, mas segue como pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto. Reduto historicamente lulista, a região conferiu os resultados mais favoráveis ao petista na pesquisa.

A margem de erro do estudo, que ouviu 2.824 eleitores de 174 municípios do país nos dias 6 e 7 desse mês, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) revelam a importância da região. Com 26,5% dos 146,6 milhões de eleitores brasileiros, trata-se da segunda maior em número de eleitores, segundo os dados mais recentes disponíveis, de abril. Já o Sudeste concentra 43,6% do eleitorado nacional.

Segundo aliados de Bolsonaro ouvidos pela reportagem, a investida do presidenciável no Nordeste neste momento da pré-campanha se deve tanto à necessidade de promover seu nome na região quanto ao período de festas juninas.

Como tem feito nos últimos anos e intensificado desde o ano passado, Bolsonaro aproveitou as viagens já realizadas a Natal, Salvador, Aracaju e São Luís para demonstrar sua popularidade ao ser recebido por pequenas multidões nos aeroportos das capitais. Fotos e vídeos com as imagens logo se espalham pelas redes sociais.

As viagens de Bolsonaro

Maio
17 – Natal (RN)
24 – Salvador (BA)

Junho
7 – Aracaju (SE)
14 – São Luís (MA)
21 e 22 – Campina Grande e Patos (PB)
28 e 29 – Fortaleza (CE)

Com viagens já agendadas à Paraíba, onde participará do “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande, e ao Ceará, ele também deve ir em julho, provavelmente após a Copa do Mundo, a Pernambuco e Alagoas. Único nordestino ausente na lista, o Piauí já foi visitado por ele no ano passado.

Nesse período, Bolsonaro abriu duas exceções à jornada nordestina, para participar de atos religiosos na mesma semana. No dia 29 do mês passado, foi a Belo Horizonte para prestigiar um culto na Igreja Batista Getsêmani. Dois dias depois, esteve em São Paulo por conta da Marcha para Jesus.

O que apontou o Datafolha

Quando a resposta dos entrevistados é espontânea, Bolsonaro lidera nacionalmente com 12% das intenções de voto, mas tem 6% no Nordeste. O índice é três vezes maior no Centro-Oeste (18%), por exemplo. Já no Sudeste, que concentra quase 44% do eleitorado brasileiro, ele aparece com 13%.

Ainda de acordo com o levantamento espontâneo, ele sofreria a única derrota regional justamente no Nordeste, onde Lula tem 21%.

Uol

Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024