A Paraíba o tempo todo  |

PL é o único partido da bancada da PB que ainda não fechou apoio à reeleição de Hugo Motta para a presidência da Câmara

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

A bancada federal recém eleita da Paraíba já tem um cenário de apoio amplamente favorável à reeleição do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados, cuja eleição está prevista para fevereiro de 2027.

De acordo com levantamento realizado pela reportagem do PB Agora nesta sexta-feira (06), dos 12 parlamentares que representarão o estado na próxima legislatura, apenas os dois deputados do PL ainda não têm uma posição partidária definida sobre a disputa.

Hugo Motta conta com o apoio dos colegas de partido Murilo Galdino e Wilson Santiago, além dos deputados Aguinaldo Ribeiro e Pollyanna Werton, do PP; Ruy Carneiro, do Podemos; Wellington Roberto, do PSD; Dr. Damião, do União Brasil; Ricardo Coutinho, do PT; e Gervásio Maia, do PCdoB.

O apoio de Ricardo Coutinho e Gervásio Maia ganhou respaldo com a decisão nacional da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, que anunciou oficialmente, no dia 27 de outubro, adesão à candidatura de reeleição de Hugo Motta.

Pollyanna também confirmou seu apoio ao parlamentar paraibano. Ao comentar a decisão, destacou a proximidade política e regional entre os dois.

“Hugo é do mesmo agrupamento. Juntos, defenderamos o mesmo projeto na campanha majoritária da Paraíba”, afirmou a deputada, ressaltando ainda que ambos são sertanejos e que o próprio PP já confirmou apoio à sua reeleição.

Com isso, a única indefinição na bancada paraibana envolve o PL, que elegeu Cabo Gilberto Silva e George Morais. A direção nacional da legenda ainda não anunciou se apoiará a recondução de Hugo Motta ou se apresentará candidatura própria.

O posicionamento chama atenção porque, na eleição anterior, realizada em fevereiro de 2025, Cabo Gilberto integrou o grupo de parlamentares paraibanos que votou fechado na candidatura de Hugo Motta. Na ocasião, a bancada federal do estado se uniu em torno do nome do republicano, incluindo o deputado do PL na articulação.

Agora, com a nova disputa se aproximando, a posição do partido de Cabo Gilberto e George Morais permanece em aberto.

A eleição para a presidência da Câmara está prevista para fevereiro de 2027. Hugo Motta busca permanecer no comando da Casa por mais dois anos.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe