Categorias: Política

O exemplo de Lindolfo

PUBLICIDADE

Em Brasília, nesta terça-feira, o deputado estadual Lindolfo Pires (DEM) receberá uma importante comenda nacional. O Prêmio de Mérito Legislador-2008, conferido pelo Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro (Idelb), é o “oscar” do parlamento brasileiro e também tenta evidenciar uma possibilidade: não só de escândalos vivem as casas legislativas do Brasil..

De fato. Trata-se de um prêmio outorgado a um deputado paraibano que, através de um projeto simples, mas de grande alcance social, interfere positivamente no que o povo tem de mais importante conquista a cada dia – a cidadania. O Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro viu na iniciativa de Lindolfo Pires, aprovada pela Assembléia paraibana e sancionada pelo ex-governador Cássio Cunha Lima em dezembro passado, um bom exemplo a ser premiado.

Agora lei, o projeto de Lindolfo estabelece a obrigatoriedade na colocação de cartazes indicativos do prazo de validade de quaisquer produtos em promoção no comércio da Paraíba. Em sua simplicidade e quase obviedade cidadã, a propositura do deputado de Sousa chamou a atenção do Conselho Superior do Centro de Estudos Estratégicos Legislativos, órgão do Idelb, por resgatar a principal essência do parlamento: trabalhar com o olhar para o bem coletivo.

E o prêmio de Lindolfo Pires – que ele receberá nesta terça, às 18h00, no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães (Interlegis), no Senado Federal – na verdade, é um tapa com luva de boxe recheada de concreto na cara de uma cultura nefasta e reprovável, impregnada em todas as esferas do Poder Legislativo do Brasil: olha demasiadamente para o próprio umbigo e azeita a máquina de escândalos. Vide os sucessivos casos envolvendo o Congresso Nacional nos últimos meses – de passagens aéreas a castelos de areia – ou mesmo os mensalões que comprometeram consideravelmente a imagem dos políticos brasileiros, anos atrás.

Uma boa notícia, felizmente, o prêmio condedido a Lindolfo Pires desponta como uma esperança de que é possível fazer um trabalho sério, focado na população, com viés cidadão, elevando o nível da atividade parlamentar, fazendo jus, ao mesmo tempo, ao voto dos que optaram por dar um mandato a quem estivesse à altura de representá-los Assembléia Legislativa.

Por uma questão de justiça, nossos parabéns ao deputado Lindolfo Pires, por permitir esse momento de trégua à imagem do homem público paraibano e por dar um exemplo de que, ao contrário das complexas articulações de bastidores que resultam em jogos de corrupção e escândalos, a simplicidade de projetos de interesse do povo realimenta a esperança dos que não têm mais fé na classe política.

PS necessário

Após escrita a coluna, chegaram mais dois registros sobre premios similares que deputados paraibanos também receberão em Brasília, nesta terça-feira, pela mesma entidade, por mérito nas iniciativas parlamentares: Dunga Júnior (PTB) e Aguinaldo Ribeiro (PP). No primeiro caso, agradecimentos ao internauta Alexandre (doido21_jp@hotmail.com) e, no de Aguinaldinho, um tardio email  da assessoria ao colunista, informando ao fato. Parabéns também aos dois deputados.

Declarada

A cada dia é mais declarada a guerra entre os prefeitos Ricardo Coutinho (PSB) e Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), de João Pessoa e Campina Grande, respectivamente. A tática de provocação de cada um no momento é se reunir com os desafetos do adversário e municia-los contra o alvo preferencial.

E agora, Nominando?     

O que o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, tem a dizer agora com as públicas declarações do governador José Maranhão (PMDB) de que não fará qualquer esforço político para enterrar a instalação do Tribunal de Contas dos Municípios? Por duas vezes, Nominando garantiu que Maranhão reafirmou o compromisso de extinguir o novo órgão.

“Acredito na palavra do governador”, fazia sempre questão de frisar  o presidente do TCE, à saída de cada uma das  audiências concedidas por Maranhão no Palácio da Redenção para tratar do assunto.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lei Magnitsky exige prudência antes da aplicação!

Criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e sancionada no mesmo ano pelo então…

13 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para tendas familiares no Réveillon da orla

A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…

13 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…

13 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

13 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

13 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

13 de dezembro de 2025