A Paraíba o tempo todo  |

O exemplo de Lindolfo

Em Brasília, nesta terça-feira, o deputado estadual Lindolfo Pires (DEM) receberá uma importante comenda nacional. O Prêmio de Mérito Legislador-2008, conferido pelo Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro (Idelb), é o “oscar” do parlamento brasileiro e também tenta evidenciar uma possibilidade: não só de escândalos vivem as casas legislativas do Brasil..

De fato. Trata-se de um prêmio outorgado a um deputado paraibano que, através de um projeto simples, mas de grande alcance social, interfere positivamente no que o povo tem de mais importante conquista a cada dia – a cidadania. O Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro viu na iniciativa de Lindolfo Pires, aprovada pela Assembléia paraibana e sancionada pelo ex-governador Cássio Cunha Lima em dezembro passado, um bom exemplo a ser premiado.

Agora lei, o projeto de Lindolfo estabelece a obrigatoriedade na colocação de cartazes indicativos do prazo de validade de quaisquer produtos em promoção no comércio da Paraíba. Em sua simplicidade e quase obviedade cidadã, a propositura do deputado de Sousa chamou a atenção do Conselho Superior do Centro de Estudos Estratégicos Legislativos, órgão do Idelb, por resgatar a principal essência do parlamento: trabalhar com o olhar para o bem coletivo.

E o prêmio de Lindolfo Pires – que ele receberá nesta terça, às 18h00, no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães (Interlegis), no Senado Federal – na verdade, é um tapa com luva de boxe recheada de concreto na cara de uma cultura nefasta e reprovável, impregnada em todas as esferas do Poder Legislativo do Brasil: olha demasiadamente para o próprio umbigo e azeita a máquina de escândalos. Vide os sucessivos casos envolvendo o Congresso Nacional nos últimos meses – de passagens aéreas a castelos de areia – ou mesmo os mensalões que comprometeram consideravelmente a imagem dos políticos brasileiros, anos atrás.

Uma boa notícia, felizmente, o prêmio condedido a Lindolfo Pires desponta como uma esperança de que é possível fazer um trabalho sério, focado na população, com viés cidadão, elevando o nível da atividade parlamentar, fazendo jus, ao mesmo tempo, ao voto dos que optaram por dar um mandato a quem estivesse à altura de representá-los Assembléia Legislativa.

Por uma questão de justiça, nossos parabéns ao deputado Lindolfo Pires, por permitir esse momento de trégua à imagem do homem público paraibano e por dar um exemplo de que, ao contrário das complexas articulações de bastidores que resultam em jogos de corrupção e escândalos, a simplicidade de projetos de interesse do povo realimenta a esperança dos que não têm mais fé na classe política.

PS necessário

Após escrita a coluna, chegaram mais dois registros sobre premios similares que deputados paraibanos também receberão em Brasília, nesta terça-feira, pela mesma entidade, por mérito nas iniciativas parlamentares: Dunga Júnior (PTB) e Aguinaldo Ribeiro (PP). No primeiro caso, agradecimentos ao internauta Alexandre ([email protected]) e, no de Aguinaldinho, um tardio email  da assessoria ao colunista, informando ao fato. Parabéns também aos dois deputados.

Declarada

A cada dia é mais declarada a guerra entre os prefeitos Ricardo Coutinho (PSB) e Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), de João Pessoa e Campina Grande, respectivamente. A tática de provocação de cada um no momento é se reunir com os desafetos do adversário e municia-los contra o alvo preferencial.

E agora, Nominando?     

O que o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, tem a dizer agora com as públicas declarações do governador José Maranhão (PMDB) de que não fará qualquer esforço político para enterrar a instalação do Tribunal de Contas dos Municípios? Por duas vezes, Nominando garantiu que Maranhão reafirmou o compromisso de extinguir o novo órgão.

“Acredito na palavra do governador”, fazia sempre questão de frisar  o presidente do TCE, à saída de cada uma das  audiências concedidas por Maranhão no Palácio da Redenção para tratar do assunto.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe